São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luto beneficia Escócia nas eliminatórias

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Escócia enfrenta hoje a seleção de Belarus de luto, mas satisfeita -sabe do resultado dos concorrentes diretos à Copa da França.
O jogo da equipe estava marcado para ontem. Mas, devido ao enterro da princesa Diana, morta em acidente de carro no sábado retrasado, a Federação Escocesa solicitou à Fifa, entidade que controla o futebol mundial, para transferir a partida para hoje.
O pedido foi aceito, e os escoceses entram em campo com a vantagem de saber o placar da partida entre Áustria e Suécia, que seria realizada ontem.
A Escócia liderava, até o início da rodada deste fim-de-semana das eliminatórias européias para o Mundial de 98, o Grupo 4, com 17 pontos. Austríacos, vice-líderes, com 16, e suecos, que estão em terceiro lugar, com 15, ameaçam a classificação escocesa.
Contando com a partida de hoje, restam apenas dois jogos para a Escócia na competição. Áustria e Suécia, além do confronto de ontem, fazem mais dois jogos.
Um empate entre as seleções austríaca e sueca facilitaria as coisas para a Escócia, que jogaria hoje sem muita obrigação de vencer.
A Fifa reconheceu que a Escócia levou vantagem com o adiamento, mas não planejou medidas alternativas, como, por exemplo, adiar para a mesma data, a partida Áustria x Suécia.
Pelo Grupo 5 das eliminatórias européias, Luxemburgo e Chipre, dua equipes que já não têm chances matemáticas de ir à Copa, se enfrentam em Luxemburgo.
Os campeões de cada um dos nove grupos das eliminatórias na Europa ganham vaga na Copa. O melhor segundo colocado também se garante no Mundial. Os oito piores segundos colocados disputam uma repescagem, em jogos de ida e volta, que resultará em mais quatro classificados.
Até este fim-de-semana, apenas duas seleções européias estavam asseguradas no Mundial: a França (país-sede) e a Romênia, campeã do Grupo 8. A Noruega, se vencesse o Azerbaijão ontem, também estaria certa na Copa de 98.

Texto Anterior: Ex-presidente admite contrato
Próximo Texto: EUA e Japão buscam firmeza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.