São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Japão buscam firmeza

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

As eliminatórias para a Copa do Mundo da França também reservam para hoje partidas na América do Norte, na América Central e na Ásia. Para os EUA e o Japão, em especial, a rodada é vital.
Mais que brigar por uma vaga no Mundial, esses países jogam para firmar o recente boom que viveram no futebol.
As ligas norte-americana (Major League Soccer) e japonesa (J-League) de futebol, ambas com poucos anos de vida, atravessam momento delicado, enfrentando queda de público, perda de estrelas e baixo nível técnico.
O sucesso nas eliminatórias e a consequente classificação para a Copa é essencial para a manutenção do interesse pelo futebol tanto nos EUA quanto no Japão.
Pelo torneio da Concacaf, os EUA recebem na cidade de Portland a equipe da Costa Rica.
O time norte-americano ocupa atualmente a terceira posição da fase final das eliminatórias da Concacaf, com seis pontos.
Apesar de três equipes se classificarem para a Copa, a campanha dos EUA não inspira segurança.
A adversária de hoje é vice-líder da chave, com oito pontos -o líder é o México, com 11. El Salvador, o quarto colocado, tem os mesmos seis pontos da seleção norte-americana.
Canadá e Jamaica, os últimos do grupo, têm apenas um ponto a menos que os EUA e se enfrentam hoje, na cidade de Kingston.
Os norte-americanos ainda terão que enfrentar canadenses e mexicanos fora de casa na luta pela vaga no Mundial da França.
A equipe que foi derrotada recentemente pelo Brasil por 3 a 0 encara o Uzbequistão.
Os japoneses estão no Grupo B das eliminatórias asiáticas, juntamente com Coréia do Sul, Cazaquistão, Uzbequistão e Emirados Árabes Unidos. O campeão da chave vai à Copa. O vice disputa partida-extra por uma vaga.
O Japão carrega o trauma das eliminatórias para a Copa de 94, quando perdeu a vaga nos minutos finais da competição.
(RBu)

Texto Anterior: Luto beneficia Escócia nas eliminatórias
Próximo Texto: Campeão tenta a 1ª vitória na Espanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.