São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte complica situação de Charles e sua amante

DA REDAÇÃO

A morte de Diana e sua transformação em mito reduzem a possibilidade de o príncipe Charles vir a assumir sua relação com Camilla Parker-Bowles, sua amante há anos.
Segundo análises feitas em vários jornais britânicos, Charles, 49, terá de se concentrar no papel de pai nos próximos anos. Os príncipes William, 15, e Harry, 13, eram muito apegados à mãe.
Além disso, o príncipe-herdeiro terá de reconstruir sua imagem pública, seriamente abalada após a morte da ex-mulher. Diana já era mais popular que ele. Agora, tornou-se unanimidade.
Segundo o jornal "The Independent", a situação de Charles e Camilla, no que diz respeito à aceitação do relacionamento pela população, retrocedeu vários anos.
Desde agosto passado, quando foi oficializado o divórcio do casal, Charles vem tentando preparar a opinião pública para aceitar o relacionamento. Um exemplo desse empenho foi o bracelete de diamantes, avaliado em US$ 170 mil, dado de presente de aniversário para a amante, em julho último.
Na ocasião, o príncipe abriu sua casa de campo em Wiltshire, oeste da Inglaterra, para 80 amigos comemorarem os 50 anos da amante.
A crescente exposição reacendeu a discussão por parte de autoridades religiosas e especialistas em monarquia sobre as implicações que um casamento dos dois teria na sucessão do trono britânico.
Se for coroado rei, Charles acumulará o título de chefe da Igreja da Inglaterra. A autoridade maior da Igreja Anglicana não pode se casar com uma pessoa divorciada.
Camilla divorciou-se de seu marido, Andrew Parker-Bowles, em janeiro de 95, meses depois de Charles, na época ainda casado com Diana, ter assumido sua relação extraconjugal numa entrevista à rede de televisão britânica ITV.
Quando perguntaram ao príncipe se havia sido fiel a Diana, Charles respondeu: "Sim... até que ficou claro que o casamento havia realmente acabado".
Em novembro de 95, Diana concedeu uma entrevista à BBC em que jogou a culpa pelo fracasso do casamento sobre Camilla e Charles: "Éramos três nesse casamento, então estava um pouco lotado".
Charles e Parker-Bowles foram namorados nos anos 70, mas a rainha Elizabeth opunha-se ao casamento porque Camilla era uma mulher vivida e não era virgem.
Em 1973, ela rompeu o namoro e anunciou seu casamento com Andrew Parker-Bowles, amigo de infância de Charles. Charles se casou com Diana em 81.
Em 92, o tablóide britânico "The Sun" publicou trechos de uma conversa telefônica entre Camilla e Charles que confirmou o que muitos já desconfiavam: os ex-namorados haviam se tornado amantes.
Durante a conversa, Charles disse que gostaria de ser o Tampax (marca de absorvente) de Camilla. "Você é louco. Ah, que idéia deliciosa", ela respondeu.
O caso reedita romance ocorrido há quatro gerações. Alice Keppel, tataravó de Camilla, foi amante de Eduardo 7º, tataravô de Charles.

Texto Anterior: Mito nasceu na catedral de Saint Paul na catedral
Próximo Texto: Morte preservou imagem virgem de Diana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.