São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temperatura varia 200°C

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os dois tripulantes da estação Mir enfrentaram variações de temperatura de pelo menos 200°C durante o passeio espacial de seis horas realizado entre a noite de anteontem e a madrugada de ontem.
Situada numa órbita a 390 km acima da superfície terrestre, a Mir completa uma volta em torno da Terra a cada 90 minutos.
Desse modo, ao longo das seis horas do passeio espacial, a Mir e seus tripulantes realizaram quatro voltas em torno do planeta.
Durante 36 minutos de cada período de órbita terrestre, a estação deixa de ser iluminada pelo Sol, pois ingressa na faixa de sombra deixada pela Terra.
Quando fica sob a ação dos raios solares, a temperatura externa da Mir atinge níveis superiores a 100°C. Durante os 36 minutos de sombra, ela desce a menos de 100°C negativos. A temperatura média do corpo humano é de 36°C.
Protegidos dessas temperaturas e de suas enormes variações pelos trajes espaciais, os tripulantes Anatoli Soloviov e Michael Foale ficaram durante a operação atados à Mir por um cabo de 16,5 metros.
Durante os períodos de escuridão em que estiveram fora da Mir, os dois tripulantes tiveram de utilizar lanternas.

Texto Anterior: Conserto na Mir tem 'sucesso parcial'
Próximo Texto: Moscou extorque visitantes da ex-URSS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.