São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

William e Harry choram com canção de Elton John

PAULO HENRIQUE BRAGA; FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES DO ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Os príncipes William e Harry choraram ontem durante o funeral da mãe na abadia de Westminster. As lágrimas vieram logo depois que Elton John começou a cantar a música "Candle in the Wind" (vela ao vento), cuja letra foi modificada especialmente para a ocasião.
John cantou, tocando um piano de cauda preto, logo depois de o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, ter lido emocionado um trecho da Carta de São Paulo aos Coríntios.
A performance do cantor foi, junto com o tributo do conde Spencer à irmã, o momento mais emocionante do funeral.
Harry, 12, colocou as mãos na face e soluçou.
Ao seu lado, William, 15, segundo na sucessão ao trono britânico, também não resistiu e chorou, de cabeça baixa.
Por causa de um acordo entre as redes de TV que transmitiram o funeral, nenhuma delas pôde mostrar cenas da família real.
O caixão de Diana entrou na abadia de Westminster carregado por oito guardas do Companhia do Príncipe de Gales.
Logo atrás, entraram lado a lado o príncipe Charles, seus filhos, o conde Spencer e o príncipe Philip.
A rainha e Charles colocaram flores aos pés do caixão. Os membros da família real ficaram calados a maior parte do tempo.
"William e Harry, nós todos nos preocupamos desesperadamente com vocês", afirmou o conde Spencer, irmão mais novo da princesa. "Não podemos imaginar o quanto vocês estão sofrendo."
Enquanto aplaudiam o final do discurso do conde Spencer, parte dos 2.000 convidados ao funeral chorou. As irmãs de Diana leram poemas em sua homenagem.
Ao final da cerimônia, quando o caixão deixava a igreja, todo o país se calou por um minuto em homenagem à princesa. O final do minuto de silêncio foi marcado pelo som dos sinos da abadia de Westminster e músicas de órgão. A multidão aplaudiu do lado de fora.
Foco de atenção
Com a morte de sua mãe, a expectativa é de que William se torne o principal foco de atenção da mídia dentro da família real.
Ele é visto como uma das esperanças da realeza para se recuperar do desgaste causado pelas críticas que surgiram após a morte da princesa.
Parte dos britânicos também prefere que Charles abdique do trono em favor de seu filho.
William parece compartilhar o desagrado mostrado por sua mãe aos excessos cometidos pela imprensa na tentativa de conseguir imagens e informações sobre membros da família real.
Harry, por sua vez, não se incomoda tanto quando tem de aparecer em público.
William deu apoio à mãe no período que se sucedeu à sua separação de Charles. (PHB e FCz)

Texto Anterior: Leia trechos do discurso
Próximo Texto: Música de Elton John
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.