São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sabor é tudo

RITA LOBO

A noz-moscada dá um sabor especial em molhos à base de leite, vegetais e até sorvete
Noz-moscada é uma especiaria popularmente usada desde o século 15 até os dias de hoje. Por ter um sabor levemente picante e doce, é muito usada na preparação de molhos (e cremes) à base de leite. Os vegetais grelhados ou em purê, polvilhados com essa especiaria também ganham um sabor especial: no purê de batata é um clássico.
Salvo algumas receitas de bolo, geralmente a noz-moscada é usada em pratos salgados. Para variar um pouco, escolhi esta receita de sorvete de mascarpone com noz-moscada, que tanto pode ser servido puro quanto acompanhando tortas, bolos e frutas.
Receita
Sorvete de Mascarpone e Noz-moscada
Ingredientes
. 100 ml de leite
. 1/2 noz-moscada, ralada
. 2 ovos
. 1 colher (chá) de maisena
. 100 g de açúcar
. 400 g de queijo mascarpone
. 150 ml de creme de leite
Modo de fazer
Numa panelinha coloque o leite com a noz-moscada ralada e leve ao fogo baixo. Deixe ferver um pouco. Numa tigela, bata bem os ovos, a maisena e o açúcar até que fique bem cremoso. Coloque o leite quente neste creme e bata muito bem. Volte a mistura ao fogo baixo e, sem parar de mexer, cozinhe mais um pouco. Retire do fogo, tampe e deixe esfriar.
Misture bem o mascarpone com o creme de leite. Adicione a mistura de leite e ovos e bata muito bem para que a mistura fique bem homogênea. Coloque num isopor com tampa, leve ao freezer por duas horas, ou até que as bordas estejam congeladas. Usando um "hand-mixer", misture a parte congelada com o centro ainda líquido. Leve ao congelador novamente por cerca de seis horas.
Dicas quentes
* Usada em excesso, a noz-moscada dá aos pratos um sabor um pouco metalizado. Portanto, experimente a cada adição
* Prefira usar noz-moscada ralada a comprada em pó, porque ela perde um pouco do sabor e do aroma

Texto Anterior: Lembrança de algodão
Próximo Texto: Dentinhos virtuais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.