São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dentinhos virtuais

NOELLY RUSSO

Higiene bucal dos bebês é o novo "alvo" dos dentistas
Qual a idade ideal para começar a cuidar dos dentes de uma criança? Segundo a especialista em odontopediatria Márcia Amar de Paula Eduardo, 29, o cuidado começa dentro do útero.
Márcia é a criadora do projeto Odonto Bebê que trabalha com a prevenção e os cuidados com os dentes desde a gestação. Segundo ela, a alimentação da futura mãe e os cuidados que ela toma com os próprios dentes são determinantes para a saúde bucal da criança.
"A mãe precisa ingerir cálcio, fósforo e substâncias que garantam a boa formação dentária do bebê e evitar o açúcar. Aos quatro meses, o feto já distingue o gosto do açúcar. Estimulá-lo dentro do útero é predispor o bebê a consumir mais açúcar durante a vida", diz ela.
A mãe que cuida de sua boca elimina um foco da bactéria que causa a cárie. "Nunca se deve soprar a comida ou provar a temperatura na mesma colher que o bebê vai usar. Mas isso acaba acontecendo, por isso a mãe precisa estar com os dentes em ordem", diz ela.
A dentista, que tem dez "pacientes" recém-nascidos, afirma que os cuidados continuam logo depois do nascimento.
A mãe precisa ter orientação de seu médico sobre a amamentação. "Nem sempre o bebê vai conseguir formar o bico no peito. Se a mulher não tiver um bico adequado, vai ter dificuldade para amamentar." A sucção errada movimenta os músculos errados na boca do bebê que poderá se tornar um adulto com problemas de oclusão e até de respiração.
A mamadeira é outro perigo e deve ser abandonada o quanto antes. O ideal é usar o bico ortodôntico, que prejudica menos a arcada dentária e os músculos usados na mastigação. Após as refeições, mesmo a mamadeira, o bebê deve fazer higiene na boca (veja quadro).
O mesmo cuidado deve ser tomado quando os primeiros dentes aparecerem. "Com seis meses, os dentes já aparecem e é hora de levar o bebê ao dentista. Tudo o que será feito é prevenção. Isso significa aplicação de flúor e cuidados para que a primeira dentição seja forte."
Por último, Márcia desaconselha o uso de chupeta. "Todo mundo sabe que chupeta pode atrapalhar a formação dos dentes e provocar cáries. Existe cárie provocada pela sucção de chupeta."

Texto Anterior: Sabor é tudo
Próximo Texto: Sorrisinhos perfeitos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.