São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma livraria?

Miranice N. S. Crives (via Internet)
O mercado livreiro é um dos que mais sentem as oscilações da economia. Sendo assim, para uma livraria crescer e sobreviver no mercado, precisará contar com a toda a experiência de seu proprietário, que deve buscar formas diversificadas para comercializar os produtos oferecidos.
Além disso, ter bom conhecimento em literatura é um dos requisitos fundamentais, já que os clientes frequentemente buscam orientação na hora da compra.
Atualmente, as livrarias não comercializam somente livros. Oferecem também revistas, jornais, artigos especiais para papelaria, vídeos e CDs.
Outro segmento que pode ser contemplado na livraria é o de livros técnicos. É importante ter estoque de livros das áreas de informática, arte, jurídica, infantil, além de títulos importados.
O empreendedor deve estar preparado para enfrentar um mercado agressivo, onde a criatividade é um fator fundamental para a sobrevivência do negócio.
A sazonalidade é um fator crítico no movimento das livrarias, pois as vendas tendem a aumentar nos meses de férias escolares, antes do retorno às aulas, quando as escolas exigem, para todos os níveis, que os alunos tenham os livros didáticos pedidos.
O risco desse negócio está nas perdas de títulos que ficam encalhados e, depois, perdem a atualidade na hora da comercialização. Por isso é muito importante que se faça um bom controle no estoque de títulos.
Outro segmento que pode ser interessante é o de livraria virtual. Esse tipo de empreendimento não trabalha com estoque e investe, principalmente, no cadastro de clientes.
Nessa área, a empresa estabelece parcerias com as editoras e passa a atender os clientes que fazem pedidos por encomenda.
Os equipamentos básicos para montar uma livraria são: estantes, vitrines, mesas expositoras, escada de madeira, balcão de atendimento, caixa registradora, aparelho de fac-símile, computador, impressora, aparelho de TV e videocassete.
O número de funcionários pode variar de três a quatro pessoas, incluindo o proprietário.
A localização é um ponto fundamental para a instalação de uma livraria. O local deve ser de fácil acesso e precisa ter estacionamento para os clientes. É recomendável que ela fique próximo a escolas, universidades e empresas.
A concorrência no ramo é forte. É preciso evitar que a loja esteja localizada perto de outra com a mesma atividade, já que isso pode limitar o mercado. Um bom diferencial, para se destacar da concorrência, é ter serviço de entrega.
A clientela é diversificada, por isso o espaço deve ser muito bem planejado, e o layout, atraente.
Para a abrir uma empresa mercantil com prestação de serviços, o empreendedor deve providenciar registro nos seguintes órgãos: Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, prefeitura, INSS e sindicato patronal.
O empreendedor deve pesquisar, na prefeitura, as exigências quanto à instalação, à localização e ao alvará de funcionamento.

Para saber mais - Ligue-Sebrae: 0800-780202.
Onde encontrar - Câmara Brasileira do Livro: (011) 225-8277; Editora Quality: (021) 567-3311; Editora Ática S/A: (011) 278-9322.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo -al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Roupa é reparada em domicílio
Próximo Texto: Franqueado "jurássico" vira conselheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.