São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiririca grava seu 'deseducativo'

CRISTINA RIGITANO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de pretender ser um programa educativo, "Vila do Tiririca", da Rede Manchete, não dará às crianças boas lições da língua portuguesa. Nas primeiras gravações, na quarta-feira, o palhaço Tiririca cometeu vários erros de português.
O ator Tony de Abreu, 5, que interpreta um menino de rua, ficou perplexo com o vocabulário do palhaço. "Ele questionou os erros de português. Perguntou: 'Por que o Tiririca fala abestado e hôme?' Expliquei que ele estava representando e que não era para repetir aquilo", disse a mãe do menino, Geise dos Santos.
Em uma cena, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, 32, fala sobre o primeiro show de sua carreira: "Nós 'fumus' convidados para dar show no shopping. Foi uma correria danada. A Márcia (Rogéria Márcia Mariano Silva, mulher de Tiririca) arrumou roupa emprestada e nós 'fumus"'.
"Faço o Tiririca desde os 8 anos. Se for para mudar, então põe outro nome porque Tiririca é isso aí. Sou nordestino. Como vou falar bonito? Quem gostar de mim vai me aceitar como sou", disse o palhaço.
Os diretores do programa, Ewaldo Ruy e Luiz Toledo, explicaram que o programa não se preocupa com os erros, que isso é parte do jeito de Tiririca.
"Quando ele surgiu já falava assim e foi um estouro. Não vamos mudar", disse Ruy. "Acho absurdo Tiririca ficar preso. Cebolinha e Chico Bento também têm erros", disse Toledo.
O programa dará dicas de higiene e saúde. A estréia será dia 13 de outubro, das 18h30 às 19h30. A emissora espera triplicar a média de quatro pontos de audiência do horário.
Com orçamento de R$ 5 mil por episódio, "Vila do Tiririca" pegará o horário de "Anjo Mau", próxima novela da Globo.
Os diretores pretendem concorrer com a programação do SBT. "Vai pegar o 'TJ Brasil' e o 'Disney Club', do SBT. Nem pensamos em competir com a novela global", disse Ruy.
"Vila do Tiririca" é inspirado nos humorísticos "Os Trapalhões", da Globo, e "Chaves", do SBT.

Texto Anterior: Amorim estréia 'Fogo Cruzado'
Próximo Texto: Matando saudades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.