São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Volvo mostra perua para estradas de terra

JOSÉ CARLOS CHAVES
DO ENVIADO ESPECIAL AO ALASCA

Andar o dia inteiro na cidade e viajar para o sítio no final de semana, tudo com muita segurança e conforto. É pensando nesse tipo de público que a Volvo vai apresentar a perua V70 XC no Brasil Motor Show, de 10 a 19 de outubro, em São Paulo.
Mas ela chegará com a missão de enfrentar concorrentes mais vantajosos. Será difícil convencer o consumidor a gastar US$ 95 mil num carro do tamanho da Quantum, enquanto tem à disposição modelos maiores, mais baratos e muito melhor adaptados às condições fora-de-estrada.
Veja alguns exemplos de jipões: Grand Cherokee (US$ 69,6 mil), Toyota Hilux SW V6 (US$ 56 mil) e Mitsubishi Pajero (US$ 57,8 mil).
Quem quiser algo menor e mais barato encontra ainda a perua Subaru Legacy Outback (US$ 55 mil), do mesmo porte da XC.
A aposta da Volvo é na tradição de segurança da marca sueca. Basta lembrar que ela oferece o que há de melhor nesse campo: airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de tração, carroceria deformável com uma espécie de "gaiola" protetora no interior etc.
Para conferir seu desempenho, a Folha avaliou a V70 XC em rodovias e estradas de terra no Estado americano do Alasca. O motor 2.5 turbo, em conjunto com o câmbio automático, mostrou que o modelo está apto a oferecer uma direção confortável e agradável em estradas, porém sem a rapidez esperada de um carro importado turbinado.
Na hora de sair da estrada, a XC não faz jus ao seu nome (XC quer dizer em inglês "cross-country").
Sua suspensão foi levantada 2,5 cm na dianteira e 3,5 cm na traseira. Apesar de melhorar a performance na terra, ainda assim não é um veículo para terrenos mais difíceis. Mas a moderna tração nas quatro rodas ajuda. Ela distribui a força para as rodas da frente ou de trás conforme a necessidade.
Para fazer o motorista esquecer isso, o interior compensa com bancos confortáveis, ar-condicionado, uma direção hidráulica precisa e macia na medida exata e um sofisticado sistema de som Dolby Surround com toca-CD.
Sem esquecer da perfeita ergonomia -todos os comandos estão bem-posicionados e são facilmente visíveis. A postura de dirigir é uma das melhores.
As primeiras unidades estarão à venda nas concessionárias da marca a partir de novembro.

O jornalista José Carlos Chaves, Editor de Veículos, viajou a convite da Volvo

Texto Anterior: Parati 1.0 16V é "popular" para a família
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.