São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
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Parati 1.0 16V é "popular" para a família

Modelo é o mais rápido

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

As revendas Volkswagen devem começar a receber, até o final deste mês, as unidades iniciais do primeiro modelo 1.0 com motor 16 válvulas do Brasil.
É a Parati Mi 16V, um carro destinado ao consumidor que procura um "popular" que acomode toda a família sem perder agilidade no trânsito.
Em teste feito pela Folha e pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o novo modelo provou que tem mais fôlego que todos os "populares" do mercado. É muito mais rápido que qualquer um, mesmo sendo um carro bem maior (e mais pesado). Enquanto a Parati mede 4,08 m, o Gol tem 3,80 m e o Corsa chega aos 3,73 m.
O mais veloz de todos, o Corsa Super, acelerou de 0 a 100 km/h em 18,11 s. A Parati cravou 16,01 s (11,5% mais rápida). Comparado com o Fiesta (22,37 s), a diferença é maior ainda.
Ao volante, a sensação de rapidez desaparece na primeira marcha. Suas saídas são penosas. É preciso sempre acelerar mais fundo, sob risco de o carro morrer.
Porém é rodando -com o motor em alta rotação- que dá para sentir sua agilidade no trânsito. Em rodovias, a nova Parati é um convite para velocidades mais altas que em um "popular" com motor comum (de oito válvulas).
Só resta saber quanto isso tudo vai custar, pois a Volks ainda não divulgou o preço oficial.
Cálculos de concessionários estimam o carro completo (com ar-condicionado, toca-fitas e direção hidráulica) em R$ 18 mil, o que tornaria difícil a convivência com a Parati 1.6 básica (sem nenhum desse itens), que custa na tabela R$ 16,5 mil.

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