São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papamóveis vão às ruas em simulação

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Pela primeira vez desde que chegaram ao Rio, os dois papamóveis (carros blindados que o papa usa em seus deslocamentos) poderão ser vistos pela população.
No Rio desde o último dia 2, os papamóveis serão testados nos exercícios de simulação marcados para o fim-de-semana. Na manhã de sábado, eles deverão fazer o trajeto entre o Aeroporto Santos Dumont (centro) e o parque do Flamengo (zona sul).
João Paulo 2º chega ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em 2 de outubro.
O papa deverá ir de helicóptero do aeroporto ao centro. No teste do fim-de-semana, será simulada a hipótese de o percurso ocorrer por terra.
Para cada deslocamento, haverá três diferentes trajetos. Um será escolhido pelo CML 20 minutos antes de o papa deixar o local onde estiver.
Serão cronometrados os tempos gastos nos percursos. Também será checada a eficiência dos equipamentos de comunicação (rádios e telefones celulares, por exemplo) utilizados pelas equipes de seguranças.
O CML informou que 2.000 militares do Exército participarão dos testes, que começarão na manhã de sábado e terminarão no domingo. Também atuarão militares da Marinha e da Aeronáutica, que não divulgaram os efetivos envolvidos nas simulações.
A Superintendência da PF (Polícia Federal) no Rio destacou cerca de 300 agentes e delegados para a participação nos testes.
O comandante do CPC (Comando de Policiamento da Capital) da PM, coronel Jorge Lindolfo, disse à Folha que escalou para os testes cerca de cem policiais em cada um dos cinco pontos de simulação.
O chefe de gabinete da Polícia Civil, delegado João Bosco Toledo, informou que as delegacias das áreas onde ocorrerão as simulações receberão reforço de 50% dos efetivos, em um total de cerca de 500 policiais.
A Guarda Municipal destacará 200 homens para os testes. Eles ficarão encarregados da vigilância de áreas públicas.
(ST)

Texto Anterior: Militares e policiais avaliam segurança
Próximo Texto: A segurança da visita do papa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.