São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Lobisomens" atacam computadores

TAMARA E. HOLMES
DO "USA TODAY"

Usuários de micros que adotam softwares antivírus podem achar que seus sistemas estão seguros, mas há outros predadores digitais perigosos, como os cavalos de Tróia e os applets (pequenos programas adicionais) "hostis" em linguagem "Java".
Diferentemente dos vírus, que são pedaços de código de software que "colam" em programas ou sobrescrevem partes deles, os cavalos de Tróia não se multiplicam sozinhos.
Como seu nome sugere, eles têm a aparência de um presente -por exemplo, um limpa-telas gratuito-, mas encerram um objetivo maligno oculto.
Para Roger Thompson, da NCSA, a associação de segurança de computadores dos EUA, os cavalos de Tróia, que muitas vezes vêm anexados a mensagens de correio eletrônico, constituem um problema emergente, especialmente a variação "lobisomem".
Uma vez descarregado no sistema do usuário, o lobisomem fica procurando dados e ativa a conexão com a Internet para enviar os dados de volta a seu criador.
Os lobisomens podem enviar dados financeiros de arquivos do "Quicken", informações sobre a configuração de PCs ou enviar senhas a "hackers", os bisbilhoteiros do cibermundo.
Prevenção
Mas é possível evitar problemas, uma vez que os cavalos de Tróia só são ativados quando o usuário os descarrega e executa.
A America Online e a NCSA recentemente avisaram seus assinantes sobre o perigo de descarregar anexos de correio eletrônico recebidos de estranhos, e a AOL criou uma tela que avisa o usuário toda vez que ele tenta descarregar um anexo de e-mail suspeito.
Uma versão "light" e gratuita do software "Dr. Solomon's AntiVirus", que também varre o disco à procura de cavalos de Tróia, foi enviada a todos os assinantes.
Outro perigo é o applet "hostil" em "Java", encontrado em algumas páginas da Internet.
Eles são programas minúsculos, que acrescentam objetos às páginas, como animações e cotações de ações.
Embora estejam em fase inicial -os primeiros foram descobertos nos últimos 18 meses-, os applets hostis, uma vez descarregados no computador, podem apagar arquivos e até provocar a pane total do disco rígido.
"A 'Java' oferece funções de segurança razoáveis, mas tem algumas falhas", diz Edward W. Felton, escritor de livros técnicos.
Para Zachary Nelson, da McAfee, cujo programa "WebScanX" vasculha a rede à procura de elementos ameaçadores, algumas páginas são semeadas de "armadilhas", outras são hostis apenas por causa de código mal escrito.
A McAfee e o provedor de Internet Bigfoot lançaram um serviço que vasculha automaticamente os e-mails à procura de códigos perigosos, antes mesmo de as mensagens serem entregues.
Pesquisa feita pela NCSA em abril deste ano constatou que 33 em cada mil máquinas estavam contaminadas com vírus em qualquer mês dado, contra dez em cada mil no ano passado.
Em contrapartida, mais usuários estão utilizando softwares de segurança. Em abril de 1997, 73% dos PCs utilizavam algum tipo de programa antivírus, contra 60% no ano passado. Mas, para Thompson, a única maneira de garantir segurança total é não usar softs recebidos de estranhos.

Tradução de Clara Allain.

Texto Anterior: Invasão de privacidade; Pentium II
Próximo Texto: Qualidade de foto depende de padrão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.