São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após conserto, Mir está fora de perigo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

e da Redação
O computador central da estação espacial russa Mir voltou a funcionar normalmente ontem, permitindo a reativação de diversos sistemas de controle da nave, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
A Mir teria ficado à deriva na órbita terrestre, uma vez que os tripulantes teriam sido obrigados a desligar diversos sistemas de controle da estação.
As autoridades espaciais russas divulgaram informações contraditórias sobre a situação da nave devido à pane. Foi anunciado, e posteriormente desmentido, pelo centro que teria sido desligado inclusive o sistema de oxigênio.
"Se vocês esperam eu dizer que tudo está realmente mal e que amanhã nós planejaremos trazer de volta os tripulantes, então eu terei de desapontá-los", disse Vladimir Soloviov, diretor da missão.
O computador teve anteontem sua terceira falha desde o acidente de junho, em que a Mir colidiu com uma nave de carga. Alguns sistemas de controle da nave tiveram de ser desativados.
Com o desligamento do sistema de controle da posição na órbita terrestre, a estação teria ficado à deriva. Esse sistema funciona com um conjunto de aparelhos denominados giroscópios, que permitem manter nos instrumentos de bordo o senso de orientação em relação à Terra.
Além de controlar a Mir na órbita terrestre, o sistema de posicionamento serve para fazer com que os painéis solares da estação permaneçam direcionados para o Sol. Desse modo, eles captam o máximo de energia possível.
Situada a cerca de 390 km sobre a Terra, a Mir completa uma volta em torno do planeta a cada 90 minutos. Durante mais de um terço desse período, a estação fica no escuro, atrás da Terra em relação ao Sol, sem absorver a energia solar.
"A estação está orientada para absorver o máximo dos raios solares", disse Soloviov.
Na semana passada, o comandante da Mir, Anatoli Soloviov, e o norte-americano Michael Foale saíram da Mir para alinhar alguns painéis solares durante um passeio espacial de seis horas.

Texto Anterior: Palácio romano é achado em Israel
Próximo Texto: Catecismo restringe a pena de morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.