São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catecismo restringe a pena de morte

Nova versão adota sugestão do papa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A nova versão do "Catecismo da Igreja Católica" torna mais restritas as condições em que se aceita a pena de morte. A versão latina do documento foi apresentada ontem pelo cardeal Joseph Ratzinger.
Para Ratzinger, prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, "seria muito difícil atingir as condições" estabelecidas. O texto latino diz que a pena de morte é aceitável "se for o único meio disponível para defender a vida das pessoas do agressor injusto".
"Os casos em que é absolutamente necessário suprimir o culpado hoje são muito raros, praticamente inexistentes", completa.
O novo texto consagra modificações sugeridas nos últimos cinco anos por bispos do mundo inteiro no texto publicado anteriormente. A modificação sobre pena de morte foi sugerida pelo próprio papa João Paulo 2º.
O catecismo também mudou afirmação sobre a homossexualidade, classificado como "transtorno objetivo". Isso foi feito, segundo Ratzinger, para evitar a discussão se a homossexualidade é uma tendência inata ou adquirida.

Texto Anterior: Após conserto, Mir está fora de perigo
Próximo Texto: João Paulo 2º pode acelerar santificação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.