São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Emiliano Zapata

DO BANCO DE DADOS

Emiliano Zapata nasceu no sul do México, em 8 de agosto de 1879. De origem camponesa, Zapata liderou, entre 1910 e 1919, a primeira revolta social deste século.
Unindo-se a Francisco Madero contra a ditadura de Porfírio Diaz, Zapata tomou a cidade de Cualtla, em março de 1911, e fechou a estrada que levava à capital do país.
Após a derrubada do ditador, Madero assumiu a Presidência e se recusou a pôr em prática um plano de reforma agrária.
Zapata rompeu com Madero e, sob o lema "Tierra y Libertad", passou a defender uma reforma agrária radical. Em 1913, uniu-se a Venustiano Carranza e a Francisco "Pancho" Villa na rebelião contra o general Victoriano Huerta, que sucedeu a Madero.
No sul do país, Zapata passou a tomar grandes propriedades e a fazer sua própria reforma agrária com a distribuição de terras aos camponeses. Zapata e Villa tomaram a Cidade do México em 1914.
Em 10 de abril de 1919, após ser atraído a uma emboscada, Zapata foi morto por soldados do Exército. Villa morreria alguns anos depois também em uma emboscada.

Texto Anterior: Marchas são tradição no país
Próximo Texto: China combate analfabetismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.