São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 1997
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Brasileiros seguem a tendência

CESAR FASSINA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os estilistas brasileiros também seguem a tendência mundial do fetiche.
Alexandre Herchcovitch sempre foi conhecido por se inspirar em temas transgressores e ligados à perversão. "Poucas pessoas assumem estes fetiches, eu comecei fazendo roupas ligadas a estas imagens para a drag Marcia Pantera em 89 e 90", diz o estilista.
Em desfile apresentado em maio, Herchcovith desenvolveu para a a tecelagem Affiniti coleção inspirada no universo s&m. Já a marca Beneduci desenvolveu para ele a bota de salto e bico fino que se transformou em objeto de desejo na moda, entre os insiders da cena em São Paulo.
A marca Cia.de Linho apresentou nesta temporada uma coleção baseada nas pin-ups dos anos 40 e no universo do fetiche. Thais Losso, 23, assistente de estilo da marca, diz que pretendeu "valorizar a cintura, o busto e os quadris, realçando as pernas com as fendas das saias".
A coleção quer ressaltar ainda "o desejo de fantasia comum das mulheres, a imagem gostosa do fetiche, tipo fazer um strip-tease para quem você gosta", explica Losso.
O estilista Jeziel Moraes, 34, que desfila quinta em São Paulo na Semana de Moda, aborda o tema homoerótico inspirado nos desenhos do ilustrador Tom of Finland, transportando este universo para as mulheres.
"No mundo existe a necessidade de mais liberdade para a sexualidade, isso alarga os limites do que as pessoas desejam nos seus fetiches e na sensualidade. Isso reflete na moda", diz o estilistas.
Outro criador que se inspira no fetiche e no s&m é o mineiro Martielo Toledo, 28, que também participa do evento Semana de Moda, no Centro Têxtil. Desde 94 ele aborda o tema, "buscando uma forma de exercitar novas modelagens sobre o item lingerie".

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