São Paulo, sexta-feira, 12 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duvall e Hopkins são destaque de festival

CECÍLIA NASCIMENTO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM TORONTO

Dois aclamados veteranos do cinema chegaram domingo passado ao Canadá para o lançamento mundial de seus filmes mais recentes no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
O primeiro é Sir Anthony Hopkins, que está na cidade para promover "The Edge".
O filme tem estréia marcada para o dia 14 de novembro no Brasil, com o título "No Limite".
O outro é Robert Duvall, que trouxe este ano "The Apostle", produção em que assina roteiro e direção e ainda atua como protagonista.
"The Edge", dirigido pelo neozelandês Lee Tamahori e com roteiro de David Mamet, retrata a luta de três sobreviventes a um acidente aéreo no Alaska, em pleno inverno.
Hopkins interpreta Charles Morrisk um intelectual reservado que acompanha a esposa Mickey (Elle MacPherson), uma modelo que se prepara para uma sessão de fotos na região.
Junto com o fotógrafo (interpretado por Alec Baldwin), o intelectual e a modelo são vítimas da queda do pequeno avião que os levava e são obrigados a lutar pela sobrevivência.
"É o personagem mais parecido comigo que já fiz. Não sou, certamente, um grande intelectual, mas eu leio bastante e sou reservado em muitos momentos", comentou Hopkins em Toronto.
Numa das cenas, a atriz Elle MacPherson posa seminua a uma temperatura de 30 graus negativos.
"Houve um ambiente 'zen' para que ela aguentasse a situação", comentou rindo o diretor Lee Tamahori. "Foi a situação mais fria da minha vida", arrematou a atriz e modelo.
"No Limite" foi filmado na província canadense de Alberta, entre as Montanhas Rochosas, e traz muitos efeitos especiais.
Em uma das cenas, os três personagens são perseguidos por um urso marrom, que foi criado por animação.
Robert Duvall considera "The Apostle" um dos filmes mais sensíveis de sua carreira.
Ele interpreta o pastor pentecostal Euliss "Sonny" Dewey, que foge de sua cidade, no Texas, depois de tentar assassinar o amante de sua esposa, Jessie (interpretada por Farrah Fawcett).
"Criei esse personagem com o máximo de humanidade possível, mostrando que todas as pessoas têm fraquezas -inclusive o papa-, e que sempre buscamos diversas maneiras de lidar com esse fato", explicou o diretor em Toronto.
Depois da tentativa de assassinato, o pastor encontra numa pequena cidade da Louisiana o lugar ideal para recomeçar a vida e buscar redenção.
A idéia de fazer o filme surgiu há 13 anos, quando Duvall conheceu um pastor no Arkansas.
"Era um homem com forte poder sobre sua comunidade. Naquele momento, comecei a criar a história e a construir o personagem para poder interpretá-lo", explicou.
Duvall passou os últimos anos buscando financiamento junto a produtores em Hollywood, mas teve todas as suas propostas recusadas.
No ano passado, o diretor decidiu financiar o projeto, que custou US$ 5 milhões.
"The Apostle" chega às telas dos Estados Unidos em dezembro deste ano e ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.

Texto Anterior: Identificado o "vírus marrom"
Próximo Texto: Ratinho se transfere para a Rede Record
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.