São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papa benzerá início de catedral de Niemeyer

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

O projeto de uma catedral à beira-mar assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer será uma das surpresas que aguardam o papa João Paulo 2º em sua visita ao Rio, no início de outubro.
João Paulo 2º vai conhecer a planta e a maquete da catedral -a ser construída em Niterói, cidade litorânea a 15 km do Rio- no sábado (dia 4), véspera de sua volta para o Vaticano. Além de examinar o projeto em primeira mão, o papa benzerá a pedra fundamental da nova catedral de Niterói.
A pedra fundamental, a maquete e a planta da construção estarão na catedral do Rio na manhã do dia 4, quando João Paulo 2º rezará missa para cerca de 5.000 fiéis.
Estarão na missa o arcebispo de Niterói, d. Carlos Alberto Navarro, e o prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira (PDT), que apresentarão o projeto ao papa.
Coube ao prefeito fazer o convite para Niemeyer -declaradamente ateu e comunista- projetar a nova catedral. Há três meses, Niemeyer se dedica ao projeto.
Relação antiga
A ligação de Niemeyer com Niterói é antiga. No fim da década passada, ele assinou o projeto do MAC (Museu de Arte Contemporânea) -símbolo da cidade-, construído sobre um mirante com vista panorâmica da baía de Guanabara. A nova catedral também terá a baía como vizinha. O terreno onde a igreja será erguida fica junto à praia do Gragoatá.
Atarefado com a encomenda da prefeitura niteroiense, Niemeyer mantém em segredo as características do projeto. O prefeito disse à Folha que, "em princípio", a catedral deve ter espaço suficiente para abrigar cerca de 3.000 fiéis.

Texto Anterior: Entidade beneficente só recebeu R$ 500
Próximo Texto: Exame indica que d. Aloísio tem câncer no pulmão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.