São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Z escrito nos inimigos

THALES DE MENEZES

O Zorro começou como personagem de folhetins. Assim eram chamados os romances que saíam nos jornais, publicados em capítulos. Johnston McCulley, que escreveu a série de TV do herói feita nos anos 50, pesquisou e encontrou histórias sobre um herói mascarado de capa e espada de nome Zorro até em jornais do século passado. Por isso, é difícil dizer quem realmente inventou o personagem.
Junto com Fantasma, Flash Gordon e Dick Tracy, Zorro continua popular até hoje, enfrentando a concorrência dos super-heróis voadores que surgiram depois de 1938. Esse foi o ano da criação do Super-Homem.
Mesmo sem voar nem ser indestrutível, Zorro intimidava os vilões. Suas aventuras acontecem em Los Angeles, em 1820, quando o povoado é dominado pelo Comandante Monastario.
Zorro combate o tirano e outros bandidos disfarçado sob a máscara. Sua marca é desenhar um "Z" com a espada. Zorro é o espanhol Don Diego de la Vega, filho de um fazendeiro ricaço. Como Diego, ele finge não saber segurar a espada. O único que sabe seu segredo é o fiel criado, Bernardo, que é surdo-mudo.
(TM)

Texto Anterior: Multidão foi assistir ao Zorro em 21
Próximo Texto: Einstein era um gênio que ia mal na escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.