São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multidão foi assistir ao Zorro em 21

THALES DE MENEZES
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos anos 20, o cinema ainda não faturava esse monte de dinheiro que é pago atualmente nas bilheterias. Para você ter uma idéia, em 1921 o filme "A Marca do Zorro" se transformou no maior sucesso do cinema. Ele começou a onda dos filmes de ação, que ainda hoje são os que atraem mais público.
Lançado na última semana de 1920, para aproveitar os feriados de Ano Novo, "A Marca do Zorro" era estrelado pelo ator Douglas Fairbanks Jr. (foto), uma espécie de Harrison Ford dos anos 20.
O filme foi visto por 19.547 pessoas no dia da estréia. A renda chegou a 11.708 dólares, recorde da história do cinema. Comparar esses números com os atuais parece brincadeira. Filmes como "Parque dos Dinossauros", "Batman & Robin" e "Homens de Preto" faturam quase 20 milhões de dólares no dia da estréia nos Estados Unidos. Esse valor é 1.700 vezes o arrecadado pelo filme do Zorro. As salas de exibição também mudaram. Nos anos 20, o número de salas era menor. "A Marca do Zorro" foi lançado em 11 cinemas. "Batman & Robin" estreou este ano em mais de 800 salas.
Outra diferença é que os cinemas das grandes cidades tinham pelo menos 2.000 poltronas. Alguns chegavam a ter 6.000 lugares. Hoje, para oferecer variedade maior de filmes, as salas grandonas foram divididas em muitas pequenas, às vezes com menos de 80 lugares.

Texto Anterior: Efeitos especiais eram diferentes; Filmes exibidos em barraquinhas; 16 fotografias por segundo
Próximo Texto: Z escrito nos inimigos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.