São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Internautas 'furam' a mídia

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

À primeira vista, eles não têm o poder ou as qualificações necessárias para incomodar Hollywood ou a Casa Branca. Mas é o que está acontecendo nos Estados Unidos.
São os "repórteres da Internet", que conseguem e divulgam informações exclusivas muito antes da imprensa, mesmo sem ter qualquer estrutura ou formação em jornalismo. Para tal, usam simplesmente redes gigantes de espiões, que se comunicam via e-mail.
Harry Knowles é desempregado, tem 25 anos, mora com os pais em Austin, no Texas, e vende pôsteres de rock e cinema em bazares de final de semana. Matt Drudge, 30, abandonou primeiro a universidade e, em seguida, seu emprego de gerente numa loja de presentes na Califórnia há dois anos.
Hoje, Knowles é acusado de minar as estratégias publicitárias de estúdios de Hollywood para filmes como "Batman & Robin" e "Velocidade Máxima 2". Por outro lado, críticas positivas ao filme "Alien Ressurection" -que ainda vai estrear nos EUA- em seu site teriam rendido ofertas generosas de vários estúdios ao diretor.
Drudge, no entanto, já viveu dias melhores. Depois de conseguir um contrato com a America On Line -que tornou sua página disponível para 8,6 milhões de pessoas-, ele enfrenta um processo movido por um assessor de Bill Clinton.
Sidney Blumenthal quer US$ 30 milhões de indenização porque Drudge afirmou que ele teria registro policial por agredir a mulher.
Knowles conta que a manutenção de seu site custa US$ 2.500 ao mês. Ele tem o patrocínio de "pessoas muito generosas que não querem se identificar". O máximo que revelou em entrevista à Folha, por telefone, é que "sim, são ligadas à indústria do cinema".
A página de Knowles, "Ain't It Cool News" é dedicada exclusivamente ao cinema. Não traz fofocas sobre a vida pessoal das estrelas. Fala apenas de roteiros, problemas envolvendo a produção, brigas em sets de filmagens e resultados de exibições teste.
Há ainda links para outros sites do tipo, como o "Corona Coming Atractions", que tem tudo (verdades e boatos) sobre os filmes em produção em Hollywood.
O site é mantido por um grupo canadense e também se alimenta de informantes via e-mail. Atualmente, a página traz fotos do set do secretíssimo novo filme de Stanley Kubrick, "Eyes Wide Shut", do qual não se sabe quase nada.
Já o "Drudge Report" abrange entretenimento e política. Um de seus "furos" mais famosos uniu as duas áreas: ele antecipou que o cineasta Steven Spielberg iria depor sobre o caso Whitewater, que envolve os Clinton.
Os endereços:
www.aint-it-cool-news.com
www.drudgereport.com
www.corona.bc.ca/films

LEIA MAIS sobre os repórteres da net à pág 4-3

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.