São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Shakira se apresenta só hoje no Olympia

Cantora colombiana comemora 750 mil CDs vendidos

LUÍS PEREZ
DA REDAÇÃO

Anunciada, com um certo exagero, como "a maior cantora latina do mundo", a colombiana Shakira, 20, faz apresentação única hoje à noite, no Olympia.
O exagero é amenizado se for considerada a vendagem de seu mais recente CD no Brasil. "Pies Descalzos" obteve a marca de 750 mil cópias em um ano -por trás, é claro, de muito marketing.
Em entrevista, ela procura falar o tempo todo em português -muito bom, considerando que sua primeira visita ao Brasil foi em outubro do ano passado.
Aprender o idioma, segundo ela, não foi imposição de ninguém, seja agente, seja gravadora. "Não sabia falar nada de português. Em fevereiro, quando estive aqui da outra vez, comecei a perguntar sobre como se falava isso, como se falava aquilo", conta.
"O pessoal da Sony (a gravadora) serviu de professor. As pessoas estavam ficando doidas comigo", diz, para completar: "Aprender português é uma das poucas coisas que posso fazer por vocês, que fizeram tanto por mim".
Foi apenas um exemplo da batelada de elogios rasgados que Shakira fez ao público do Brasil. Logo no início da conversa, ela se declarou mais segura em cantar aqui.
"Estou em dívida com o Brasil. O público é especial, carinhoso demais, dá certeza e segurança ao artista que você talvez não tenha em todo lugar", afirma.
"Muitas vezes, a gente fica com medo das coisas que podem acontecer. Aqui não. As pessoas estão sempre brincando, cantando e estimulando você."
O lado compositora
Shakira Isabel Mebarak Ripoll é a maior compositora das músicas que canta -já escreveu mais de 40 temas de rock, balada e pop. Mas, ultimamente, o sucesso tem impedido que suas inspirações se concretizem com frequência.
"A idéia vem no meio de uma entrevista, sobre o palco ou quando estou me arrumando. Não consigo parar e, assim, fica difícil compor", reclama.
A maioria das músicas fala de situações reais por ela vividas. É o caso de "Te Espero Sentada", composta após o fora que levou de um namorado. "Fazer música assim é uma forma de descarregar meus sentimentos."
Pelo jeito, até a explosão do último ano, ela havia escrito em escala crescente. Dos três discos gravados, sempre compôs a maioria das músicas -o álbum "Pies Descalzos" é integralmente dela.
Não falta inspiração baseada na MPB. Espontaneamente, menciona o que gosta de ouvir em termos de música brasileira. Em ordem de citação: Caetano Veloso, Skank, Raimundos, Djavan, Daniela Mercury e Chico César.
Os fãs de plantão ainda vão aguardar pelo menos seis meses pelo próximo CD. Ela deve entrar em estúdio em novembro.
"O disco só deve estar sendo vendido em março ou abril do próximo ano", prevê.

Show: Shakira
Quando: hoje, às 22h30
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, tel. 011/252-6255)
Quanto: de R$ 30 a R$ 50

Texto Anterior: Cenários têm colaboração de Mendes da Rocha
Próximo Texto: XPTO ri com as comédias de Keaton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.