São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XPTO ri com as comédias de Keaton

Espetáculo estréia no Sesi

ERIKA SALLUM
DA REDAÇÃO

O universo cômico de Buster Keaton (1895-1966) é o tema da nova peça do grupo XPTO, que estréia hoje, às 11h, no Teatro Popular do Sesi.
"Buster, o Enigma do Minotauro", criado e dirigido por Osvaldo Gabrieli, reúne as principais características do cinema mudo do comediante, numa história que envolve um vilão, o mocinho, sua namorada e muitas trapalhadas.
"Um homem vestido de minoutauro coloca Buster em uma série de confusões, bem típicas de seus filmes", conta o diretor.
Para familiarizar o público com o trabalho do artista norte-americano, logo no saguão do teatro, haverá uma exposição com 17 painéis fotográficos, vindos dos Estados Unidos, com cenas de filmes feitos pelo comediante.
No início do espetáculo, antes de os atores entrarem em cena, serão exibidos dois curtas-metragens e um compacto com os melhores momentos de sua carreira.
"Esses artifícios são complementos, não servem para entender a peça. É uma maneira que encontrei de fazer com que a platéia tenha acesso à obra de Keaton, tão difícil de ser vista atualmente", explica o diretor.
A montagem, seguindo a linha do XPTO, vai misturar clown, mímica, muitas cores e movimento. Não há palavras, a não ser algumas músicas executadas em cenas de cabaré.
Considerado um dos gênios da comédia de sua época, Buster Keaton estrelou produções como "Marinheiro por Descuido" (1924) e "O Vaqueiro" (1925).
Para reconstruir o mundo do artista, os integrantes do XPTO assistiram a diversos de seus filmes.
"Ele nunca caía no pastelão. Suas gags eram finas, com ótimas sacadas. Além disso, adoro a ligação que seus personagens tinham com objetos inanimados, como bicicletas e carros", acrescenta Gabrieli.

Peça: Buster, o Enigma do Minotauro
Direção: Osvaldo Gabrieli
Com: Ângelo Madureira e outros
Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313; informações pelo tel. 284-9787) Quando: sáb. e dom., às 11h e 14h
Quanto: entrada franca (ingressos gratuitos começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação)

Texto Anterior: Shakira se apresenta só hoje no Olympia
Próximo Texto: Quem é o inimigo público nº 1?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.