São Paulo, sábado, 13 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monte-Carlo apresenta seu 'Romeu e Julieta' cinematográfico

Grupo mostra espetáculo hoje e amanhã no Municipal

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A versão do balé "Romeu e Julieta", que o Les Ballets de Monte-Carlo apresenta hoje e amanhã no Teatro Municipal, foge do lugar-comum, segundo Jean-Christophe Maillot, coreógrafo e diretor da companhia.
"Com relação às versões tradicionais, essa produção é muito mais depurada", diz.
"No plano estético, substituímos o cenário pesado por uma ambientação abstrata, concebida pelo artista Ernest Pignon-Ernest. Da mesma forma, as roupas são muito leves e fluídas", continua o francês Maillot, que vem elevando o padrão artístico da companhia desde 1993, quando assumiu a direção artística a convite da princesa Caroline de Mônaco.
"Ao mesmo tempo, a dança está muito mais presente. Trata-se de uma versão mais dançada e menos demonstrativa, mais próxima das relações humanas do que do exibicionismo técnico", acrescenta.
Nessa produção, que estreou no ano passado na capital do Principado de Mônaco, Monaco-Ville, o realismo e os excessos narrativos também foram eliminados. "Não há, por exemplo, as cenas de combates com espadas, tampouco a cena do envenenamento."
Para escapar das versões coreográficas anteriores, Maillot se inspirou muito mais no cinema. "Construí o balé de forma cinematográfica. Para contar a história, utilizo a técnica de flash-back, e cenas, como a morte de Mercutio, são mostradas como imagens filmadas em câmera lenta."
Durante seu processo criativo, Maillot fez da versão cinematográfica de "Romeu e Julieta" dirigida por Franco Zefirelli uma de suas principais referências.
"Isso porque esse filme nos dá impressão de que a história de Shakespeare acontece hoje."
Na opinião de Maillot, as novas tecnologias de imagem representam a revolução estética do próximo século.
"São técnicas que nenhum diretor de teatro poderá ignorar. Meu grande projeto é harmonizar essas novas tecnologias com a dança e o corpo", afirma.

Espetáculo: Romeu e Julieta
Com: Les Ballets de Monte-Carlo
Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 17h e às 20h
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 223-3022) Quanto: de R$ 10 a R$ 80

Texto Anterior: Quem é o inimigo público nº 1?
Próximo Texto: "Burundanga" consagra a comédia popular brasileira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.