São Paulo, domingo, 14 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fósseis podem mudar árvore genealógica humana

Fósseis espanhóis

JOSÉ REIS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O encontro na serra de Atapuerca, norte da Espanha, de fósseis humanos poderá obrigar os paleontólogos a introduzir alterações na árvore genealógica humana. A importância desse achado retardou de três anos o trabalho dos descobridores, que reexaminaram muitas vezes os dados para evitar enganos.
Mas tudo estava certo e a publicação da descoberta foi afinal feita na revista "Science" (junho de 1997) por José Maria Bermúdez de Castro e seus colaboradores, do Centro de Investigação Científica de Madri. Segundo esses especialistas, a descoberta consiste em nova espécie de ancestral humano, possivelmente canibal, que deve ter vivido na Europa por volta de 800 mil anos.
O fóssil foi batizado de Homo antecessor e, segundo salienta Michael D. Lemonick no "Time" de 9 de junho, talvez seja o último ancestral comum aos neandertais e ao homem moderno (H. sapiens).
A idade do novo fóssil é bem superior à dos hominídeos então existentes na Europa, que não excediam 500 mil anos, enquanto a data dos asiáticos era de 1,8 milhões de anos e a dos africanos chegava a 2 milhões.
A significação da descoberta se torna mais importante se a espécie realmente for nova. Conforme o convencionalmente estabelecido, os neandertais e os humanos teriam envolvido de uma espécie chamada H. heidelbergensis, que existiu por volta de 500 mil anos.
A introdução do H. antecessor mudaria o quadro. Esse fóssil teria evoluído na África. Ele possuía traços faciais que lembram os dos modernos humanos e os do neandertal.
A nova genealogia afirma -o que resta provar- que o H. antecessor evoluiu na África e deu origem ao H. heidelbergensis e a uma outra espécie, que resta descobrir. Enquanto a primeira espécie deu os neandertais, essa outra espécie por descobrir teria dado o homem moderno.
Esta a conclusão dos cientistas espanhóis, mas nem todos concordam com ela.

Texto Anterior: PALEONTOLOGIA; ECOLOGIA
Próximo Texto: Os perigos do El niño
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.