São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imagens sacras combinam com a Casa França-Brasil

Santa Therezinha e Di Cavalcanti são homenageados no Rio

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A exposição de arte sacra em homenagem a santa Therezinha combina perfeitamente com a arquitetura em estilo neoclássico da Casa França-Brasil.
Uma imagem de Jesus Cristo crucificado, pendurado ao lado das colunas do edifício, parece fazer parte da decoração local.
A exposição foi realizada para comemorar o centenário da morte da santa nascida na região da Normandia, na França, que viveu apenas 24 anos e foi canonizada em 1925 pelo papa Pio 11.
As imagens santas pertencem aos museus da Arquidiocese do Rio de Janeiro e do Carmo da Lapa, ao convento das Carmelitas Descalças do Rio e a acervos particulares. A mostra vai até 5 de outubro.
O edifício que abriga a Casa França-Brasil foi construído a partir de 1819, tornando-se uma praça de comércio no ano seguinte.
Ao concebê-lo, o arquiteto Grandjean de Montigny inspirou-se na basílica tribunícia romana, edifício com várias funções que em Roma era utilizada como mercado, banco, tribunal e praça.
O prédio que abriga a Casa França-Brasil também teve vários fins: foi praça do comércio, alfândega, depósito e tribunal de júri.
O projeto de um intercâmbio cultural entre França e Brasil surgiu na década de 80 e a Casa França-Brasil foi inaugurada em 1990.
Centro Cultural
Perto da Casa França-Brasil e da igreja da Candelária, outro prédio histórico acolhe exposições e eventos relacionados às artes.
O Centro Cultural Banco do Brasil, em um edifício de 1906, possui biblioteca, livraria, cinema, teatro, restaurante e salão de chá.
Com escadarias de mármore, o prédio abrigou a sede da Associação Comercial e foi comprado pelo Banco do Brasil em 1926.
Todos os meses, o centro publica a revista "Veredas", que custa R$ 1 e traz artigos referentes às principais atividades ali desenvolvidas.
Uma das principais exposições atuais do centro cultural é "As Mulheres de Di", com quadros de Di Cavalcanti, realizada em homenagem ao centenário de seu nascimento. A mostra faz parte do evento "Di Cavalcanti: 100 anos", em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Veja a programação do local durante o mês de setembro em quadro ao lado.

Casa França-Brasil - rua Visconde de Itaboraí, 78, tel. (021) 253-5366. Site na Internet: http://www.ibase.org.br/fcfb
Centro Cultural Banco do Brasil - rua 1º de março, 66, tel. (021) 216-0237

Texto Anterior: Coleção retrata a libertinagem brasileira
Próximo Texto: Público revive suicídio de Vargas no Catete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.