São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra terá moedas de porcelana

MARISTELA DO VALLE
DA ENVIADA ESPECIAL AO RIO

É difícil imaginar que as águas da baía de Guanabara batiam nos muros do atual Museu Histórico Nacional, na época em que o forte de Santiago (de 1603) cumpria a função de proteger a cidade.
Parte do local em que o mar estava foi aterrado e se transformou nos logradouros que circundam o edifício histórico, ele próprio considerado uma das mais importantes "peças" do acervo do museu.
Está sendo restaurada a Casa de Trem, construída em 1762 para guardar o trem de artilharia, conjunto de apetrechos bélicos usados para defesa. O local abrigará a coleção de numismática do museu, a maior da América Latina, que tem até moedas de porcelana.
Outro destaque do museu é a sala com peças de arte sacra, que deve receber até o fim do ano uma coleção de peças religiosas de marfim, de origem indo-portuguesa.
(MV)

Museu Histórico Nacional - praça Marechal Âncora, s/nº, tel. (021) 240-2003. Ingresso: R$ 2.
Site na Internet: http://www.visualnet.com.br/mhn

Texto Anterior: Programação do teatro municipal do Rio
Próximo Texto: Roqueiro descansa em vitória-régia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.