São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interior de SP testa chupeta contra cárie

WAGNER OLIVEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

Um grupo de cem crianças de três cidades do interior paulista, com idades entre 0 e 6 meses, está testando uma chupeta anticárie.
Desenvolvida pelo professor Jouko Suhonen, da Universidade de Zurique, a chupeta tem no bico um comprimido de xilitol, substância que inibe o desenvolvimento e a fixação das bactérias da cárie nos dentes.
A substância é absorvida pela criança por microfuros no bico da chupeta. Cada comprimido dura uma hora e meia de uso da chupeta e é substituído.
O professor do Departamento do Odontologia Social da USP em Bauru (345 km de SP), José Roberto Magalhães Bastos, que coordena o teste da chupeta anticárie no Brasil, afirmou que a experiência indicará se a criança pode reduzir a incidência de cárie ao ser tratada desde o primeiro ano de vida com xilitol.
Além do Brasil, a chupeta está sendo testada também na Suíça, Finlândia, Alemanha e na Áustria.
O presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria, Luiz Antonio Todescan, afirmou que o uso frequente e prolongado de chupeta faz mal à criança, podendo alterar o crescimento bucal.

Texto Anterior: Saúde quer mais verba para prevenção
Próximo Texto: DAC especula vida sexual de comissárias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.