São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
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Ex-votos inspiram os cenários

ERIKA PALOMINO
DA REDAÇÃO

Os cenários e figurinos do Corpo arrematam a qualidade do trabalho do Corpo. Em "Parabelo", a cenografia leva a assinatura do artista plástico Fernando Velloso e do diretor Paulo Pederneiras, que também assina a luz.
A base é a cultura popular -com tratamento contemporâneo. Assim, dois painéis fotográficos de 15m x 8m mostram imagens trabalhadas por computador e impressos digitalmente. As fotos foram feitas por José Luiz Pederneiras, irmão de Rodrigo e Paulo, que é fotógrafo (são dele também as fotos desta página).
Na primeira parte do balé, cinco cabeças num fundo preto, como se flutuassem no espaço. Na segunda parte, uma parede de retratos que remetem ao universo dos ex-votos, as imagens religiosas oferecidas nas igrejas por graças recebidas.
Os painéis são mostrados com "backlight", iluminados por trás. "É bem limpo, como pede o espetáculo", explica Velloso.
Como de hábito, a arquiteta Freusa Zechmeister é a responsável pelos figurinos de "Parabelo", feitos em cores quentes: vermelho, laranja, amarelo.
A veladura do tule aparece como um dos fundamentos da primeira parte do espetáculo. Sobre as malhas inteiriças, o tule negro garante desenhos diferentes para a musculatura dos bailarinos, dependendo da iluminação.
No segundo segmento do balé, os bailarinos se desnudam mais. Sem os tules, as cores vêm intensas; o movimento do xaxado final é ressaltado por saias e perneiras, integrando dança e música.
(EP)

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