São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefônicas vão atender pela Internet

"DO USA TODAY"

Chamadas telefônicas à distância e de graça. Esse é o conceito para ligações telefônicas pela Internet, de forma simples e irresistível.
Passados dois anos da invenção do programa que permite a qualquer um que estiver conectado na rede fazer chamadas pelo mundo, pagando preço de pulso local, chegou a vez das companhias telefônicas AT&T e Deutsche Telekom.
Isso porque as ligações gratuitas começaram a despertar a atenção e, em dois anos, outras empresas de softs criaram produtos para falar pela rede (leia quadro ao lado).
Não é à toa que a AT&T e Deutsche Telekom estão procurando uma forma de usar essa tecnologia para fundir ligações telefônicas com a rede mundial.
Um exemplo: com um micro conectado à Internet, dá para ligar para uma lista telefônica na WWW. Você está procurando um produto, mas tem uma dúvida.
Na página há um botão, indicando "clique aqui para falar ao vivo com um operador". Você clica, e a ligação vai pela Internet para a central de listas telefônicas.
Com um "headset" plugado no micro, você tira suas dúvidas. O operador pode fazer uma referência a uma outra página na Web. Entre no site e continue falando.
Essa tecnologia tem por trás empresas como Vocaltec, Lucent, eFusion, Microsoft e AT&T. É uma mistura que leva a telefonia pela rede e cria algo novo.
Em breve não fará muito sentido separar o telefone da Internet.
A partir do exemplo da lista telefônica, ninguém sabe o que deverá surgir. O viajante tem alguma dúvida em um site de informações turísticas de Fiji? Clique no botão e fale ao vivo com uma pessoa na ilha, e a chamada é grátis.
As empresas devem aderir às conferências telefônicas, com todo o mundo, compartilhando informações visuais na rede.
Assim que as companhias telefônicas descobrirem como fazer isso, venderão a idéia como parte de um pacote de comunicações.

Texto Anterior: Avaliação de inglês é feita via computador; Intel lança MMX para micros portáteis
Próximo Texto: "Televox" é melhor com placa half-duplex
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.