São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tédio mata

GILBERTO DIMENSTEIN

Os boletins de ocorrência da polícia federal americana revelam que a maioria dos crimes cometidos por adolescentes ocorre durante a tarde.
O movimento acontece em todo o país -a violência juvenil vai crescendo depois do almoço e declina abruptamente pouco antes do jantar. É o período em que os jovens saem da escola e encontram a casa sem os pais.
Conclusão: a falta de ocupação aliada à ausência de qualquer tipo de supervisão é um estímulo à criminalidade.
É o perigo do tédio.
*
Apenas neste final de semana, 55 assassinatos foram cometidos na cidade de São Paulo. Esse massacre confirma, na prática, o que se constata aqui.
Assassino e vítimas têm quase o mesmo perfil: idade semelhante, mesmo padrão econômico, muitas vezes são amigos ou parentes. Bebem, discutem, envolvem-se em conflitos.
Sem qualquer alternativa de lazer ou cultural, a violência se torna uma espécie de distração; em especial, nos bairros sem policiamento e com famílias desestruturadas.
*
Por seguir esse princípio de manter o jovem ocupado, experiências espalhadas pelo mundo apresentam excepcional resultado.
Estudiosos sabem que, sem esse tipo de esforço, não há plano de segurança pública que funcione.
Raros instrumentos são mais efetivos do que o esporte. Escolas nos bairros violentos viram reduzir a delinquência porque, depois da aula, mantiveram suas portas abertas para torneios de basquete.
Há grupos que disseminam o tênis entre jovens pobres das regiões periféricas. Eles descontam a raiva e a agressividade disciplinadamente numa raquete.
Foram implantados programas de caratê gratuito. É um instrumento de disciplina, quando ministrado por quem entende, de fato, a filosofia das lutas marciais.
Nem é necessário vir tão longe. Uma das chaves do sucesso da Mangueira, no Rio, onde despencou a violência juvenil, são os sofisticados programas de esporte.
Fato notável: os traficantes da Mangueira são obrigados a contratar "mão-de-obra" em outras regiões.
Não é à toa que entrou na rota da comitiva do presidente Bill Clinton, que vai ao Brasil em outubro.
*
O melhor caminho para nunca alcançarmos uma sociedade pacífica é deixar o crime apenas na mão da polícia.
*
PS - Atendendo a justa reclamação dos leitores, foi traduzido para o português artigo com dicas sobre como evitar a morte súbita de bebês durante o sono, segunda causa de mortalidade infantil nos EUA e drama praticamente desconhecido no Brasil. Está no seguinte endereço: www.aprendiz.com/

E-mail: gdimen@aol.com

Texto Anterior: Único sobrevivente do acidente que matou Diana volta a falar
Próximo Texto: Na Malásia, Estado exige luzes acesas no cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.