São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula é visto como melhor opositor

DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato mais forte para unir a oposição a FHC, de acordo com os entrevistados pelo Datafolha.
A pesquisa revela que o petista é escolhido por 36% dos entrevistados como o candidato ideal contra o atual presidente da República. O segundo lugar fica com José Sarney, com 22%.
Sarney empata tecnicamente com outro ex-presidente da República, Itamar Franco, como o dono do perfil ideal para vestir a roupa do rival de FHC: Itamar tem 20%.
Ciro Gomes aparece com 9%.
Nota-se, na pergunta específica sobre o nome capaz de unir a oposição, que Lula empata tecnicamente com Sarney entre os eleitores mais velhos, mas mantém a liderança nas demais divisões.
Sarney tem mais inserção entre os eleitores com menos escolaridade e menor renda, se for tomada como base de comparação o total dos que o consideram o anti-FHC ideal.
Itamar supera Sarney entre os mais jovens. Na divisão por regiões, Lula apresenta equilíbrio.
Possível fato na sucessão presidencial de 98, o ex-ministro Ciro Gomes tem como destaque sua presença como candidato ideal da oposição entre os entrevistados com formação escolar superior. Aí, Ciro tem 25%, só perdendo para os 39% de Lula.
Ciro vai bem, ainda, entre os que têm renda familiar mais alta (22%). O dado pode sugerir potencial de crescimento, já que os chamados formadores de opinião estão formando o ponto de resistência do tucano rebelde.
A pesquisa revela a preferência por Lula como o melhor anti-FHC, mas também permite que não se descarte a possibilidade de um outro nome surgir para disputar com o atual presidente.
Para animar Sarney, existe um razoável apoio entre os mais pobres e menos instruídos. Itamar pode exibir a distribuição equilibrada no quesito renda familiar.
Deve-se ponderar que, dos nomes incluídos como adversários de FHC, Ciro é o que teve menos espaço na mídia até que, há cerca de um mês, começaram as especulações sobre sua eventual candidatura presidencial.

Texto Anterior: FHC mantém liderança, mas enfrentaria 2º turno
Próximo Texto: Aprovação ao governo cresce
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.