São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erundina insinua possível candidatura em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A ex-prefeita Luiza Erundina insinuou ontem que pode se candidatar ao governo paulista em 98, caso Mário Covas (PSDB) mantenha a anunciada disposição de não tentar novo mandato.
"Se o jogo político apontar nessa direção, eu vou fazer esse jogo", disse ao ser indagada se eventualmente poderia concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.
Para Erundina, foi criado um "vácuo" na sucessão paulista com o imbróglio Covas. "O PSDB não tem outro nome em condições de enfrentar Maluf e não podemos deixar esse vácuo", acha.
O "vácuo" criado com o não de Covas à tentativa de reeleição entusiasmou outros membros do PSB nacional que estiveram em São Paulo para festejar a filiação de Erundina.
A prefeita de Maceió, Kátia Born, por exemplo, disse em discurso ouvido por cerca de duzentas pessoas que "Erundina será candidata ao governo de São Paulo".
O governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, também afirmou que "Erundina é o único nome possível para aglutinar a esquerda em São Paulo contra Paulo Maluf", disse.
Apesar do entusiasmo aparente pela eventual candidatura, Erundina quer é ocupar o espaço político na discussão entre os setores de esquerda e centro-esquerda em São Paulo.
A ex-prefeita pretende disputar uma vaga de deputada federal e, com sua esperada boa votação, ajudar a eleger outros candidatos do PSB em São Paulo.
Erundina considerou "coerente" a desistência de Covas, já que em seu entender o Estado de São Paulo está sendo prejudicado por Fernando Henrique Cardoso.
Para a nova estrela do PSB em São Paulo, o caminho para a unidade dos partidos de esquerda passa pela eleição presidencial, mas não obrigatoriamente com palanque único.
"Em tese, admito uma terceira via, que pode ser Ciro ou outro nome", afirmou sobre a possibilidade de o ex-ministro concorrer.
Ressalvou, no entanto, que é contra uma filiação de Ciro que pressuponha a candidatura presidencial.
"Não se deve filiar a um partido já querendo ser candidato", declarou a ex-prefeita.

Texto Anterior: Arraes descarta ingresso de Ciro no PSB
Próximo Texto: Amin diz que PPB vai apoiar presidente em 98 e critica PSDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.