São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição a FHC é mais forte entre os mais escolarizados

DA REDAÇÃO

A pesquisa Datafolha mostra que o presidente Fernando Henrique Cardoso tem menos votos no eleitorado com maior escolaridade. É nesse estrato social que Lula e Ciro Gomes alcançam os seus melhores resultados.
FHC obtém taxas mais elevadas entre os eleitores com 2º grau e renda superior a 20 salários mínimos, mas também é bem votado nos demais estratos.
Seu eleitorado tem um perfil semelhante ao de Paulo Maluf (PPB). O ex-prefeito paulistano também alcança seus melhores índices entre os eleitores que recebem mais de 20 salários mínimos e os que têm o 2º grau, mas é igualmente bem votado entre os eleitores com o 1º grau.
Há diferenças na divisão regional: FHC predomina no Norte/Centro-Oeste, enquanto Maluf tem suas bases no Sudeste.
As bases políticas de Itamar Franco (sem partido) e José Sarney (PMDB) têm o mesmo perfil, que contrasta com o eleitorado de FHC. Os dois ex-presidentes são mais bem votados entre os eleitores com 1º grau e com renda inferior a 10 salários.
Itamar se sai melhor no Sudeste e Nordeste, enquanto Sarney tem maior influência no Nordeste e Norte/Centro-Oeste.
Já a oposição situada à esquerda de FHC -Lula (PT), Ciro Gomes (PSDB) e Roberto Requião (PMDB)- alcança taxas mais elevadas entre as pessoas com nível superior.
Suas bases eleitorais, porém, diferem segundo a distribuição de renda. Lula é preferido entre os eleitores que recebem até 10 salários mínimos, Requião é votado de forma uniforme em todas as camadas, enquanto o tucano Ciro é mais bem votado no estrato de renda mais elevado.
A divisão regional é diferente. O eleitorado de Requião se concentra quase totalmente no Sul; Ciro predomina no Nordeste, mas tem boa popularidade no Norte/Centro-Oeste; já Lula é mais forte no Sul e Sudeste.
Idade
Os eleitorados também apresentam curvas etárias diversas. As intenções de voto de Lula diminuem continuamente de acordo com a idade. O eleitorado de Itamar é basicamente homogêneo, mas diminui muito na faixa dos 35 a 44 anos. O eleitorado de Maluf é estável, mas cai bastante na faixa dos 45 a 59 anos. Já o de Requião desaba entre os que tem 60 anos ou mais.
Sarney e Ciro Gomes têm mais simpatizantes entre as pessoas de meia idade, e menos entre os mais jovens e mais idosos -o contrário do que ocorre com FHC, mais bem votado entre os mais jovens e mais idosos.
O Datafolha ouviu 2.698 eleitores em 127 municípios, em todas as unidades da Federação. A margem de erro desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Texto Anterior: Amin diz que PPB vai apoiar presidente em 98 e critica PSDB
Próximo Texto: Quadro de instabilidade é único consenso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.