São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quadro de instabilidade é único consenso

MARTA SALOMON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A instabilidade do quadro político a pouco mais de um ano das eleições foi o único consenso a que chegaram os principais personagens da disputa ao Planalto a partir da pesquisa Datafolha publicada ontem.
Sem estratégia definida, a oposição comemorou a expectativa de um segundo turno nas eleições. Mas os aliados do presidente FHC insistiram em que a possibilidade de uma vitória no primeiro turno não está descartada porque os adversários da reeleição não estão escolhidos.
"Todo mundo bate no presidente e nós não batemos em ninguém porque não sabemos direito quem vão ser os aliados e os adversários", observou o presidente do PFL, deputado José Jorge (PE).
"A nossa estratégia é ganhar no primeiro turno e ela continua de pé", sustenta o senador Teotonio Vilela Filho, presidente do PSDB.
O presidente do PMDB, Paes de Andrade (CE), diz que a pesquisa fotalece a corrente que defende a candidatura própria do seu partido.
"A pesquisa diz que o presidente enfrentará um segundo turno em qualquer circunstância", disse.
Partidários de Itamar Franco (sem partido) também se animaram. "A pesquisa reforça a hipótese de ele sair candidato", disse o ex-ministro e amigo de Itamar, Henrique Hargreaves.
A oposição continua dividida sobre a conveniência de lançar um candidato único para disputar a eleição com FHC depois que Luiz Inácio Lula da Silva apareceu como o mais forte adversário da reeleição, com 22% ou 23% das intenções de voto.
"No nosso ponto de vista, a pesquisa fortalece a tese de que Lula é o candidato mais forte para unir a esquerda numa aliança mais ampla", afirmou o presidente do PT, José Dirceu.

Texto Anterior: Oposição a FHC é mais forte entre os mais escolarizados
Próximo Texto: PFL quer vetar candidato em inauguração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.