São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marginais vão fechar em caso de enchente

Operação da CET inclui estradas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai implantar, a partir de 15 de outubro, a Operação Enchente, que prevê o fechamento dos pontos alagados das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, e, em casos extremos, das estradas estaduais e federais que dão acesso às marginais.
Segundo Ronaldo Camargo, gerente da CET para as marginais, o projeto terá diferenciais com relação ao que foi implementado ano passado, quando houve 35 transbordamentos nas marginais.
"Este ano tem o efeito El Niño (aquecimento das águas do oceano Pacífico), que nem os meteorologistas, muito menos nós, podem prever as consequências, e estamos temendo mais chuvas e mais problemas", diz Camargo.
Trabalharão nas marginais 300 funcionários da CET, em 80 carros, 28 guinchos, sete motos e dois hovercrafts (lanchas que podem se locomover na água e na terra)- efetivo e equipamento 15% maior que o do ano passado.
As equipes da CET estarão concentradas nos pontos críticos de alagamento, sob as pontes Aricanduva, Casa Verde, Anhanguera e na foz do rio Tamanduateí.
Em caso de transbordamento, serão fechados os trechos problemáticos e desvios serão feitos.
Camargo diz que a CET vai pedir ao DER, Dersa e DNER que implementem desvios, se necessário, nas estradas. Segundo o técnico, bloqueios nas estradas serão sugeridos, quando a marginal estiver sobrecarregada, mas a decisão será dos órgãos administradores.
Camargo citou a operação de 96 para explicar o que pretende. "No ano passado, boa parte dos alagamentos ocorreu na saída da rodovia Ayrton Senna. Várias vezes, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A., que administra a estrada) interrompeu o tráfego na altura do km 19,5 e fez desvios."
Camargo pretende também divulgar panfletos sobre os desvios possíveis em caso de interdição dos trechos e vai solicitar que a Dersa, o DER e o DNER avisem os motoristas sobre alagamentos nas marginais e sugestões de caminhos alternativos.

Texto Anterior: Teste do pezinho é aprovado
Próximo Texto: Pitta admite que PAS está com problema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.