São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CMN vai propor redução do percentual aplicado no SFH

Índice de 56% sobre poupança poderá cair para 21% a 26%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Conselho Monetário Nacional vai examinar, no próximo dia 30, proposta que reduz o percentual sobre recursos da poupança que os bancos devem aplicar obrigatoriamente no SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
Hoje, esse percentual é de 56%. Segundo a Folha apurou, o Banco Central deverá propor um índice entre 21% e 26%. Os recursos restantes ficariam na área habitacional, mas fora das regras do SFH.
Pretende-se, com isso, dar mais liberdade aos bancos para aplicar os recursos das cadernetas.
A lei determina que os bancos apliquem 70% dos recursos de poupança em habitação. Além da parte do SFH, 14% vão para a carteira hipotecária, emprestados a juros de mercado.
Os recursos que sairão do SFH poderão financiar não só a compra de imóveis residenciais, mas também de imóveis comerciais e de shopping centers. A idéia do governo é incentivar o setor da construção civil.
Essa mudança faz parte da estratégia do governo de esvaziar aos poucos os empréstimos habitacionais por intermédio do SFH.
Isso significa, na prática, que os bancos não precisarão mais exigir comprovação de renda do interessado no financiamento imobiliário, o que, em tese, facilita a vida de quem não tem carteira assinada ou é profissional liberal.
A previsão do governo é que os bancos possam fazer os financiamentos com base no cadastro dos clientes. Quem já tem imóvel também poderá solicitar um empréstimo, mas não poderá usar o FGTS.
Assim como no SFH, os juros cobrados nesse novo sistema serão de, no máximo, 12% ao ano. As prestações e o saldo devedor do financiamento terão correção mensal pela TR mas sem vinculação com o reajuste salarial. O valor máximo do imóvel a ser financiado não poderá superar R$ 180 mil.

Texto Anterior: Projeto apresentado na Câmara cria CPI para apurar caso Encol
Próximo Texto: Otimismo em NY faz Bovespa subir 1,6%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.