São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil e Gana se deparam de novo em decisão juvenil

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil goleou ontem a Alemanha por 4 a 0 pelas semifinais do Mundial juvenil do Egito (para jogadores de até 17 anos) e vai disputar o título do torneio no domingo, contra Gana, que bateu a Espanha por 2 a 1 na outra semifinal.
No Mundial de 95, disputado no Equador, a final também opôs brasileiros e ganenses. Na ocasião, Gana levou a melhor, vencendo por 3 a 2, e foi campeã. O Brasil jamais conquistou o título do Mundial juvenil -é tetracampeão na categoria principal e tricampeão de juniores.
A partida de ontem foi disputada na cidade de Ismailya. A final será disputada no Cairo. O time brasileiro embarcou ontem mesmo para a capital egípcia.
Gana terá sério desfalque na final. Um de seus principais atletas, Johnson Eku, cuspiu em um jogador de Omã, nas quartas-de-final, e foi suspenso pela Fifa.
O jogo
A seleção brasileira confirmou seu favoritismo e não deu chances aos alemães. Logo aos 3min de jogo, Adiel, atleta que pertence ao Santos, aproveitou falha da defesa alemã e chutou da entrada da área para abrir o placar.
O Brasil seguiu dominando a partida, mas não marcou mais na primeira etapa. Aos 20min do segundo tempo, Matuzalem, jogador do Vitória que vem sendo apontado como uma das grandes revelações do torneio, carimbou a trave alemã.
Nos últimos cinco minutos da partida, saíram os três outros gols: Giovani (Cruzeiro), aos 40min, Ferrugem (Palmeiras), aos 41min, e Ronaldo (Grêmio), aos 43min.
"O jogo ficou fácil. Não tivemos problemas para ganhar dos alemães. Planificamos a vitória e vamos voltar ao Rio com a Copa", disse o técnico brasileiro Carlos César Ramos Custódio.
O treinador alemão, Stoeber Bernd, reconheceu a superioridade brasileira. "O Brasil tem a equipe mais forte do torneio."
A campanha
O Brasil, a exemplo do que fez este ano no Mundial júnior, faz memorável campanha. Os juvenis fizeram cinco jogos e venceram todos. Marcaram 19 gols e sofreram apenas um. Os juniores brasileiros conseguiram marcar 25 gols no Mundial da Malásia, estabelecendo novo recorde para uma competição da categoria, mas perderam para a Argentina por 2 a 0 e não foram à final.
A Espanha, que foi eliminada ontem do Mundial Sub-17 do Egito, conseguiu ao menos entrar para a história do futebol. Venceu a Nova Zelândia por 13 a 0 na primeira fase do torneio, maior goleada já registrada em um Mundial organizado pela Fifa.
O time espanhol fez 19 gols na competição e divide com o Brasil a honra de ter o melhor ataque do torneio. O Brasil, porém, possui a melhor defesa da competição. Sofreu apenas um gol. O goleiro do time nacional é Fábio, que atua no União Bandeirante, do Paraná.
A tragédia
Pouco antes da partida de ontem entre Brasil e Alemanha, um grupo de terroristas matou a tiros nove turistas, entre estes sete alemães, nas cercanias do Museu Egípcio de Antiguidades.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Bingo e 15%
Próximo Texto: África confirma retrospecto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.