São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Davidovitch toca para os paulistanos

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os paulistanos têm a chance de ver a renomada expoente da escola russa do piano. Bella Davidovitch, 69, toca hoje e domingo com a Sinfônica Municipal, regida por Isaac Karabitchevsky.
Além da "Sinfonia nº 4", de Tchaikovski, o programa traz o concerto para piano e orquestra de Grieg, que ela gravou com a Sinfônica de Seattle.
Nascida no Azerbaijão, Davidovitch vem de família musical: seu avô era spalla (primeiro-violino), e, sua mãe, pianista-acompanhadora na Ópera de Baku.
Seu marido, Julien Sitkovetski, foi um violinista talentoso, falecido aos 32 anos de idade. "A partir daí, acabou a vida privada para mim. Nunca mais me casei." O filho do casal, Dmitri Sitkovetski, é um violinista renomado, que já veio várias vezes ao Brasil.
Ambos migraram para os EUA na década de 70 -Davidovitch, em 1978, um ano e meio depois do filho. Hoje, ela tem cidadania norte-americana e mora em NY.
Prodígio, tocou com a Sinfônica de Baku (Azerbaijão) pela primeira vez aos 9 anos -o Grieg que será apresentado hoje ela estreou aos 13. A carreira internacional deslanchou depois de vencer o Concurso Chopin, em Varsóvia, em 1949 -aos 21 anos.
Depois dos concertos em São Paulo, Davidovitch faz apresentações em Miami (EUA), Toronto (Canadá) e na Espanha. Mas a grande expectativa são os recitais de 15 e 16 de julho de 98, em Amsterdã (Holanda), comemorando seu 70º aniversário.

Concerto: Bella Davidovitch (piano) e Orquestra Sinfônica Municipal
Quando: sexta, às 20h30, e domingo, às 10h30
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698)
Quanto: de R$ 2 a R$ 8

Texto Anterior: Cyrus Chestnut quer "sorriso do povo"
Próximo Texto: Municipal terá 3 óperas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.