São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinha do Terraço fica mais moderno

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O restaurante Terraço Itália é, merecidamente, uma instituição da cidade. Ainda mais agora que, ao completar 30 anos de vida, mostrou que tem fôlego para entrar na tradição paulistana. É ponto de referência obrigatório para turistas e mesmo para quem mora na cidade. Fez por merecer, com sua localização envidraçada que faz lembrar um zepelim sobrevoando os arranha-céus.
O que atrapalhava era que, do lado de fora, o que se via era uma arquitetura acinzentada; e na mesa, pratos envelhecidos sem nenhum apelo.
O que se passa do lado de fora das janelas, o grupo Comolatti, proprietário do restaurante, não pode mudar. Mas das vidraças para dentro, algumas providências foram tomadas. Toda a decoração mudou nos quatro salões. Jorge Elias, um nome da moda, embora nada moderno, foi quem assinou a nova cara do lugar, que se manteve sóbria e buscando elegância.
Quanto à cozinha, a mudança foi radical. O velho cardápio de transatlântico, com pratos antigos de uma cozinha dita internacional, foi trocado por uma culinária mais moderna, e desta vez ligada às raízes italianas do restaurante.
A tarefa foi conferida ao chef Giancarlo Marcheggiani, que no início dos anos 90 trocou sua Toscana natal pelo Brasil, trazendo na bagagem uma década de trabalho no La Vecchia Cucina de Firenze.
Marcheggiani teve em São Paulo o restaurante Ponte Vecchio, no Itaim. Sua culinária é bastante calcada na cozinha tradicional da Toscana, mas com toques de leveza e modernidade.
A bem da verdade, nem tudo isso aparece ainda no Terraço Itália, onde os pratos ainda têm resultado desigual. Mas sem dúvida é interessante poder pedir pratos como tagliatelle com abobrinha, bacon e ricota seca, suflezinho de queijo com cogumelos frescos, massa em forma de caramelo recheada com ricota, aspargo e tomate -num local onde até recentemente a grande novidade ainda era o coquetel de camarão.

Texto Anterior: Novidades de Primavera
Próximo Texto: Chegam os catalões Raimat e Bach
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.