São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musa de Carl Sagan prossegue busca

ADRIANE GRAU
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM SAN FRANCISCO

Assim como a maioria dos americanos que moram no norte da Califórnia, a astrônoma Jill Cornell Tarter, 54, enfrenta uma hora de trânsito entre sua casa em Berkeley e o trabalho no Vale do Silício. Em seu carro, ela escuta rádio e dá preferência ao noticiário da National Public Radio.
Mas, diferentemente de seus companheiros de estrada, quando chega ao trabalho, ela apenas muda de frequência e continua escutando sinais de rádio, durante as mais de 40 horas semanais que passa no Seti (Search for Extra Terrestrial Intelligence ou Busca por Inteligência Extraterrestre), projeto no qual "Contact" foi baseado.
No observatório de Mountain View, Tarter comanda um time de 24 cientistas que se revezam 24 horas por dia para tentar captar ruídos emitidos por extraterrestres.
Quando escreveu o livro de 1985, foi na colega Tarter, mãe de três filhos, que Sagan se baseou para criar a cientista Eleanor Arroway.
"Carl colocou em Ellie mais qualidades do que tenho", diz ela, que ri quando indagada se o contato estabelecido no filme realmente aconteceu. "Ainda não."
Em comum com a luta de Jodie Foster na tela, a cientista aponta a busca de dinheiro que realizou há quatro anos quando a Nasa se negou a continuar custeando o projeto. Assim como a mitológica ave que o batizou, o projeto Phoenix renasceu inúmeras vezes das cinzas. Atualmente, o orçamento anual de US$ 4 milhões é garantido por doações de empresas privadas.
Monitorando 28 milhões de frequências de rádio, o time do Seti crê que o contato com outros planetas pode acontecer por sinais de microondas. Por isso, parte do trabalho de Tarter é viajar pelo mundo conectando o Seti a telescópios estrategicamente localizados.
Foi em Porto Rico que ela conheceu Jodie Foster. "Fiquei impressionada com o quanto ela é articulada. Nós, cientistas, sempre pensamos que os outros não são tão inteligentes."

Filme: Contato Produção: EUA, 1997
Direção: Robert Zemeckis
Com: Jodie Foster, Matthew McConaughey, Angela Basset, Rob Lowe
Quando: a partir de hoje, nos cines Eldorado 4, Liberty e circuito

Texto Anterior: Hollywood dá uma chance à ciência
Próximo Texto: 'Contato', o livro, une erudição, didatismo e ironia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.