São Paulo, sexta-feira, 19 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cegueira pode ser genética

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma mutação genética pode ser uma das causas da degeneração macular em idosos, que é uma dos principais fatores que desencadeiam a cegueira, segundo estudo publicado na edição de hoje da revista norte-americana "Science".
A mácula se situa nos olhos ao redor da retina, que é a mais interna das camadas do globo ocular.
A descoberta foi feita por pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos e poderá ajudar a desenvolver técnicas preventivas da perda da visão, antes que ela tenha início, segundo Michael Dean, membro da equipe.
Outros fatores que influem no desencadeamento da doença são o excesso de colesterol, a radiação solar e o fumo. A eliminação desses fatores seria uma das medidas preventivas a ser adotada por pessoas que, no futuro, serão identificadas como portadores da mutação do gene ABRC.
A degeneração macular em idosos afeta cerca de 11 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Ela está presente em cerca de 30% das pessoas com mais de 75 anos. Mas sua forma mais prejudicial só atinge de 10% a 20% dos portadores da doença. Os demais podem viver durante muitos anos sem perder completamente a visão.

Texto Anterior: Bomba fere ao menos 50 na Bósnia
Próximo Texto: Aids nos EUA diminui pela primeira vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.