São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
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Chineses conquistam mercado

DO "THE WALL STREET JOURNAL"

The Wall Street Journal
"Uma família de Qingdao, China, chamou a assistência técnica da Haier porque seu refrigerador estava congelando", relata o diário. Às 9h30 da manhã um técnico estava na casa. Em menos de cinco minutos achou o problema: a temperatura selecionada era muito baixa. Depois, ele pediu que o dono da geladeira preenchesse um formulário sobre o atendimento recebido e deu um chaveiro da empresa como lembrança.
Com esse tipo de tratamento, incomum na China, observa o diário, a Haier está "congelando os fabricantes rivais de eletrodomésticos". A empresa já é a primeira do ramo no país. Domina 40% do mercado de refrigeradores e responde por um terço das vendas de lavadores e aparelhos de ar-condicionado, informa o "Wall Street".
A esperança da empresa é tornar-se uma grande exportadora. A Haier já vende lavadoras para o Japão, ar-condicionado para a França e geladeiras para os EUA, informa o diário.
O "Wall Street" observa que o sucesso da Haier ajuda o governo chinês em seu objetivo de substituir indústrias têxteis e de brinquedos pelas eletrônicas e de alta tecnologia. As empresas estão crescendo no mercado interno. "Se as companhias estrangeiras ficaram com a parte do leão do mercado nos anos 80, as empresas locais detêm 75% do mercado hoje", afirma o "Wall Street".
A Haier domina o mercado de linha branca graças a uma estratégia de misturar tecnologia e técnicas de administração ocidentais e japonesas com um profundo conhecimento do mercado consumidor chinês, analisa o jornal.
Tudo começou a mudar na empresa com a chegada de Zhang Ruimin à presidência. "Se você não vai ser o melhor, não comece", é o lema de Zhang.
Quando um comprador devolveu uma geladeira em 85, Zhang reviu todas os que já estavam prontas e mandou destruir 67 delas. "Todos ficaram chocados", disse ao jornal um empregado da fábrica.
"A fábrica estava em débito, e os refrigeradores eram caros. Também não havia nada muito errado com eles. Mas o sr. Zhang disse que eles não podiam sair da fábrica. Isso acabou com a nossa mentalidade de baixa qualidade".

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