São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

distúrbios de sociabilidade

FRANCISCO B. ASSUMPÇÃO JR.

Minha filha apresenta, desde seis anos, problemas de relacionamento com os colegas. Agora com 15, em casa canta, conversa, mas na escola permanece quieta. (Fabiana)
A alteração da sociabilidade na criança é facilmente observável, porque envolve o contato dos filhos com o mundo, abrangendo a comunicação e adaptabilidade.
Ao redor dos sete anos, a criança já se agrupa com outras constituindo verdadeiras sociedades, com regras e padrões definidos de relacionamento, que a ajudam na construção de sua personalidade.
Alterações nesse padrão mostram que pode haver problemas afetando os relacionamentos e a interação com o mundo. O problema pode ir desde timidez ou baixa auto-estima até problemas psiquiátricos mais severos.
Quando a sociabilidade se encontra afetada da maneira como a descrita, e por esse período de tempo (9 anos), a adolescente precisa de ajuda especializada, pois para que se desenvolva melhor e se adapte ao mundo adulto, terá de aprender a se relacionar com seu ambiente.

. Francisco B. Assumpção Jr. Diretor do Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas

Perguntas devem ser enviadas por carta ou fax para Revista da Folha, al. Barão de Limeira, 425, 8.o andar, CEP 01290-900, SP. Fax (011) 224-4261.

Texto Anterior: Claudel é tema de palestra
Próximo Texto: não entre pelo cano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.