São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canais de filmes encarecem TV paga

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de outubro, os cinéfilos da TV paga ganham mais cinco canais de filmes que prometem encarecer a assinatura. O Telecine passa a englobar mais quatro canais e o HBO, que já conta com o HBO 2, lança o Cinemax.
No caso do Telecine (Net/Multicanal), a iniciativa de criar novos canais não significa necessariamente uma ampliação proporcional do acervo de títulos -o que promete gerar mais repetição.
A meta do canal é chegar a 900 filmes em um ano. Atualmente, o Telecine trabalha com 700 títulos -sendo que 180 deles vão para o TC1 e cada um dos outros canais (TC2, TC3, TC4 e TC5) ficará com 130.
Levando-se em conta que os canais têm programação de 24 horas, por dia são exibidos 12 filmes -totalizando 360 sessões por mês.
"Com um único canal repetimos de uma a duas vezes cada título. Com os cinco, cada filme vai passar de duas a três vezes. Mas não vemos isso como um problema. O assinante terá mais chances de ver", diz Pedro Garcia, 31, gerente artístico do Telecine.
Já o Cinemax não será abastecido com o acervo do HBO -estimado em 8.000 títulos. Segundo Rubens Ewald Filho, diretor de programação e produção do HBO, o canal possui um acervo próprio, com 400 títulos para os próximos três meses.
A princípio, o Cinemax não exibirá produções dos estúdios Columbia, Warner e Disney. "Vamos apresentar títulos brasileiros, filmes independentes americanos e do resto do mundo", diz o diretor.
Tanto os novos Telecine quanto o Cinemax não estarão disponíveis em pacotes básicos das operadoras. Os cinco Telecine entram a partir de outubro no Sky, mas sua entrada na programação da Net e da Multicanal depende da composição de novos pacotes por parte das operadoras. Eles fazem parte do Advanced 98, o pacote premium da Net Brasil.
O Cinemax será distribuído primeiramente no DirecTV. Em sua estréia, no dia 1º de outubro, será exibido o filme "Tieta", de Cacá Diegues. Ainda sem data definida, o canal será lançado como um canal premium da TVA.
Para aderir a um pacote premium, o assinante que ainda não tiver um decodificador terá de comprá-lo.
(EG)

Texto Anterior: Destaques
Próximo Texto: Feira traz canais de sexo e religião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.