São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997 |
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Jaguar XJ ganha motor V8 e novo acabamento interno
MARCELO TADEU LIA
No Brasil, o XJ8 será exposto no salão Brasil Motor Show, de 10 a 19 de outubro. No mês seguinte, o carro já estará à venda nas versões Executive (US$ 138 mil), Sovereign (US$ 154 mil) e na topo-de-linha Daimler (US$ 174 mil) -equipadas com motor de 3.996 centímetros cúbicos (cc) e 290 cavalos. As versões Sovereign e Daimler contam com maior espaço interno, graças aos 12 cm a mais de distância entre-eixos, o que aumenta o espaço para passageiros. As mudanças externas, em relação às versões XJ6 e XJ12, que saem de linha, são basicamente uma nova grade frontal e pára-choques com detalhes cromados -na versão Daimler, também presentes na coluna central. Por dentro, o acabamento é praticamente igual ao do esportivo XK8, lançado em 96. Detalhes de madeira nobre (raiz de nogueira) e couro revestem com harmonia e bom gosto o painel, o volante de direção, o console e as portas. Test-drive Dirigir o Jaguar é definitivamente um deleite. A Folha avaliou os modelos XJ8 4.0 e Supercharged 4.0 -leia texto ao lado- em estradas do interior da França. O silêncio na cabine é simplesmente absoluto, mesmo em altas velocidades. É difícil encontrar um mínimo defeito, mas ele existe: passageiros do banco traseiro com mais de 1,75 metro encostam a cabeça no teto. Mas nem é preciso pisar fundo no acelerador para sentir a força do motor. O carro chega com extrema facilidade aos 100 km/h -atinge essa velocidade em 7,0 segundos, saindo da imobilidade. As retomadas de velocidade e ultrapassagens são realizadas sem maiores transtornos, mesmo com um motor de 32 válvulas, normalmente mais lento para reagir. A estabilidade é um dos pontos fortes. O controle ativo da suspensão (regula a ação dos amortecedores) garante uma direção segura. O eficiente conjunto é o mesmo que equipa o esportivo XK8. Há ainda controle de tração, que ajuda a evitar derrapagens em pisos irregulares ou lisos. O jornalista Marcelo Tadeu Lia viajou a convite da Jaguar Texto Anterior: Peugeot 106 gasta pouco, mas é fraco Próximo Texto: CARTAS Índice |
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