São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
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Cresce a procura pelos jipões no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Unir o conforto de um carro de passeio à robustez de um autêntico fora-de-estrada. Essa combinação faz com que os utilitários esportivos, ou jipões, estejam em evidência no mercado brasileiro.
No país, o carro importado mais vendido no atacado, em agosto, foi um jipão Toyota Hilux SW4, com 602 unidades -números da Abeiva, entidade que reúne os importadores independentes.
Em autorizadas Toyota, o Hilux tem fila de espera que chega a 60 dias. "O que é fora-de-estrada no exterior é um carro urbano por aqui, por causa dos buracos nas ruas", diz Aloísio Antonio de Oliveira, da concessionária T-Line.
A Chevrolet Blazer é o mais barato e único modelo desse segmento fabricado no Brasil. Mas também é o único que não oferece tração 4x4 (nas quatro rodas). A linha 98 chega no final deste mês.
Outro objeto de desejo são os Chrysler Cherokee e Grand Cherokee -equipados com duplo airbag, bancos em couro, freios ABS e tração 4x4. "Há pronta entrega das duas versões", diz Ana Olivetti, gerente da Izzo Motor.
Há promoções para a compra de alguns modelos, como a Pajero GLS e GLX. Os descontos nas autorizadas Mitsubishi chegam a US$ 6.000 sobre o preço de tabela (veja quadro abaixo).
Mesmo o jipão mais novo do mercado, o Ssangyoung Musso, tem hoje boa procura. "Esse mercado vai crescer muito no Brasil", comemora Luís Francisco Curi, representante da marca.
A facilidade de andar na rua e na lama é aumentada por alguns itens. O Nissan Pathfinder SE V6 incorpora um câmbio onde é possível mudar a tração (4x2 para 4x4) com o carro em movimento.
Já o Range Rover, da inglesa Land Rover, oferece suspensão eletrônica a ar, que se adapta a qualquer terreno ou carga.

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