São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997 |
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Cresce a procura pelos jipões no Brasil
DA REPORTAGEM LOCAL Unir o conforto de um carro de passeio à robustez de um autêntico fora-de-estrada. Essa combinação faz com que os utilitários esportivos, ou jipões, estejam em evidência no mercado brasileiro.No país, o carro importado mais vendido no atacado, em agosto, foi um jipão Toyota Hilux SW4, com 602 unidades -números da Abeiva, entidade que reúne os importadores independentes. Em autorizadas Toyota, o Hilux tem fila de espera que chega a 60 dias. "O que é fora-de-estrada no exterior é um carro urbano por aqui, por causa dos buracos nas ruas", diz Aloísio Antonio de Oliveira, da concessionária T-Line. A Chevrolet Blazer é o mais barato e único modelo desse segmento fabricado no Brasil. Mas também é o único que não oferece tração 4x4 (nas quatro rodas). A linha 98 chega no final deste mês. Outro objeto de desejo são os Chrysler Cherokee e Grand Cherokee -equipados com duplo airbag, bancos em couro, freios ABS e tração 4x4. "Há pronta entrega das duas versões", diz Ana Olivetti, gerente da Izzo Motor. Há promoções para a compra de alguns modelos, como a Pajero GLS e GLX. Os descontos nas autorizadas Mitsubishi chegam a US$ 6.000 sobre o preço de tabela (veja quadro abaixo). Mesmo o jipão mais novo do mercado, o Ssangyoung Musso, tem hoje boa procura. "Esse mercado vai crescer muito no Brasil", comemora Luís Francisco Curi, representante da marca. A facilidade de andar na rua e na lama é aumentada por alguns itens. O Nissan Pathfinder SE V6 incorpora um câmbio onde é possível mudar a tração (4x2 para 4x4) com o carro em movimento. Já o Range Rover, da inglesa Land Rover, oferece suspensão eletrônica a ar, que se adapta a qualquer terreno ou carga. Texto Anterior: Ford inventa carregador elétrico rápido Próximo Texto: Salão mostra delírios dos projetistas Índice |
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