São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salão mostra delírios dos projetistas

Frankfurt exibe protótipos

HENRIQUE SKUJIS
ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Além dos lançamentos que devem chegar às ruas nos próximos meses, o 57º Salão de Frankfurt, que termina hoje, mostrou uma dúzia de carros-conceito.
São veículos projetados pelos engenheiros e desenhistas da indústria automobilística sem uma intenção primeira de produção. Em alguns casos, são delírios para trazer para o presente os carros que estarão nas ruas no futuro.
Mas há alguns conceitos que, no prazo de três anos, já devem estar em produção. Um exemplo é o Toyota Funtime. Será a partir desse conceito que a marca japonesa desenvolverá seu novo carro pequeno, para substituir o Starlet.
O Funtime tem 3,61 m e já inclui na sua gama uma versão cupê e outra para carga. A Toyota anunciou que pretende produzir um carro pequeno no Brasil. O Funtime poderia ser esse carro.
No estande da Audi, o destaque foi o Al2. Com 3,76 m e todo em alumínio, o carro parece ser a resposta da Audi para a Mercedes, que mostrou, além do Classe A, de 3,57 m e que será produzido no Brasil daqui a um ano, o minúsculo Smart, de apenas 2,5 m.
O Al2 teria motor 1.2 e alcançaria 170 km/h. A Audi planeja produzir o carro a partir de 2000. Na Europa, custaria cerca de US$ 15 mil.
Enquanto a Audi aposta no carro de alumínio, a Chrysler desenvolve o carro de plástico, totalmente reciclável. O CCV pesa apenas 544 quilos e tem 4,5 m. Ainda não há definição quanto à produção.
Outro conceito que chamou a atenção foi o Peugeot 806 Runabout, que traz um visual muito pouco convencional, voltado para o mundo da navegação a vela.
A Mazda apresentou dois carros-conceito: a perua SW-X, para sete pessoas, e o sedã MS-X, com computador e comando por voz.

O repórter viajou a convite da Volvo

Texto Anterior: Cresce a procura pelos jipões no Brasil
Próximo Texto: Marcas apostam em modelos de 3,5 m
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.