São Paulo, domingo, 21 de setembro de 1997 |
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Salão mostra delírios dos projetistas Frankfurt exibe protótipos HENRIQUE SKUJIS
São veículos projetados pelos engenheiros e desenhistas da indústria automobilística sem uma intenção primeira de produção. Em alguns casos, são delírios para trazer para o presente os carros que estarão nas ruas no futuro. Mas há alguns conceitos que, no prazo de três anos, já devem estar em produção. Um exemplo é o Toyota Funtime. Será a partir desse conceito que a marca japonesa desenvolverá seu novo carro pequeno, para substituir o Starlet. O Funtime tem 3,61 m e já inclui na sua gama uma versão cupê e outra para carga. A Toyota anunciou que pretende produzir um carro pequeno no Brasil. O Funtime poderia ser esse carro. No estande da Audi, o destaque foi o Al2. Com 3,76 m e todo em alumínio, o carro parece ser a resposta da Audi para a Mercedes, que mostrou, além do Classe A, de 3,57 m e que será produzido no Brasil daqui a um ano, o minúsculo Smart, de apenas 2,5 m. O Al2 teria motor 1.2 e alcançaria 170 km/h. A Audi planeja produzir o carro a partir de 2000. Na Europa, custaria cerca de US$ 15 mil. Enquanto a Audi aposta no carro de alumínio, a Chrysler desenvolve o carro de plástico, totalmente reciclável. O CCV pesa apenas 544 quilos e tem 4,5 m. Ainda não há definição quanto à produção. Outro conceito que chamou a atenção foi o Peugeot 806 Runabout, que traz um visual muito pouco convencional, voltado para o mundo da navegação a vela. A Mazda apresentou dois carros-conceito: a perua SW-X, para sete pessoas, e o sedã MS-X, com computador e comando por voz. O repórter viajou a convite da Volvo Texto Anterior: Cresce a procura pelos jipões no Brasil Próximo Texto: Marcas apostam em modelos de 3,5 m Índice |
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