São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor fará 'Volta em Curitiba em 90 dias'

Fenianos quer redescobrir a cidade

FERNANDO MENDONÇA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O pesquisador e escritor curitibano Eduardo Fenianos, 26, está se preparando para uma aventura de três meses pelas ruas de Curitiba, capital do Paraná.
O projeto "Volta em Curitiba em 90 Dias" será iniciado em 2 de outubro próximo.
Pelo projeto, Fenianos irá percorrer uma a uma todas as ruas de Curitiba e os cinco principais rios que cortam a cidade. A aventura será feita a bordo do que ele batizou de "urbenave".
"A urbenave nada mais é do que um jipe adaptado para servir como escritório móvel", afirmou o pesquisador.
Segundo ele, haverá na urbenave desde bússola eletrônica e computador portátil (lap top) até frigobar e telefone celular.
O objetivo de Fenianos é, segundo ele, dar à rua a mesma importância que já foi dada à lua.
"Os argonautas navegaram os mares, os astronautas alcançaram a lua, agora está na hora de os urbenautas desbravarem as ruas", disse o escritor.
Para ele, é preciso redescobrir as cidades. "A civilização está hoje muito mais perigosa do que a selva", afirmou Fenianos. "Mas acredito que vou ser bem recebido por todos, mesmo nas áreas mais perigosas da cidade."
Os primeiros 12 dias da aventura serão nos rios de Curitiba. Esta primeira etapa será realizada em dois botes, com acompanhamento de quatro soldados do Corpo de Bombeiros. "A urbenave servirá como veículo de apoio", afirmou.
Durante os três meses em que estiver "viajando" pelos bairros de Curitiba, Fenianos gravará imagens para a produção de um documentário de 40 minutos, em 16 mm, e colherá depoimentos da população para escrever um livro.
O custo total do projeto "Volta em Curitiba em 90 Dias" foi estimado por Fenianos em R$ 100 mil. Deste valor, R$ 30 mil foram gastos com a urbenave.
O dinheiro está sendo conseguido com a venda de cotas a empresas privadas.
Na última quinta-feira, o pesquisador fez o primeiro teste de ambientação para a aventura.
Ele passou 16 horas navegando no rio Barigui e dormiu em uma barraca numa das margens. "Apesar do frio na madrugada, foi ótimo", afirmou Fenianos.

Texto Anterior: PF permite arma em vôo a serviço
Próximo Texto: Juiz de MG condena American Airlines
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.